Sem categoria

Itália sofre, vence Eslovênia no final e está na Eurocopa

Foi sofrido, chegou a ter vaias da torcida em Florença, mas a Itália conseguiu vencer por 1 a 0 a Eslovênia e garantir a sua classificação à Eurocopa de 2012, ano que vem, na Ucrânia e Polônia, ao assegurar o primeiro lugar do Grupo C das eliminatórias.

Logo no início do jogo, antes de um minuto, Giuseppe Rossi dividiu com o zagueiro pelo alto, ficou com a bola e finalizou, fazendo Jasmin Handanovic – primo do titular Samir Handanovic, que joga na Udinese – trabalhar.

Logo depois, com três minutos, boa jogada trabalhada pela Itália, com Antonio Cassano abrindo bem a bola pelo lado esquerdo, Federico Balzaretti cruzou na cabeça de Riccardo Montolivo, que tocou de cabeça e a bola passou com muito perigo ao lado do gol.

Melhor no jogo, a Azzurra chegou novamente aos 17 minutos. Cassano fez boa jogada pelo lado esquerdo, girou em cima da marcação e fez o passe para dentro da área, onde Rossi girou para finalizar de esquerda, mas mandou torto para fora.

Cassano, aos 23, fez mais um bom passe, desta vez para Thiago Motta, que não conseguiu finalizar. Pouco depois, aos 29, boa jogada pela direita e o lateral Mattia Cassani chegou dentro da área e cruzou forte, mas a bola passou por De Rossi, que chegava pelo meio.

Na parte final do primeiro tempo, a Eslovênia passou a ameaçar, especialmente em chutes de longe, com Valter Birsa.

No segundo tempo, a Itália diminuiu o ritmo, não conseguiu criar o mesmo número de chances, mas continuou melhor no jogo. Aos 23 minutos, por exemplo, já com Giampaolo Pazzini no lugar de Cassano, o time teve três chances seguidas no mesmo lance, com a zaga eslovena, toda dentro da área, tirando nos três lances. No último, a bola sobrou para Pazzini cruzar para Rossi pegar de voleio e mandar longe do gol.

Jogando na pressão, a Itália chegou ao gol. Em lançamento longo para dentro da área, Pazzini dividiu com o zagueiro, ganhou na força e finalizou forte, no alto, sem chances para Jasmin Handanovic: 1 a 0 Azzurra.

O atacante Mario Balelli teve uma atuação destacada e foi importante para criar ao menos dois bons lances que poderiam ter ampliado o placar. Em um deles, o atacante recebeu pela esquerda em contra-ataque, passou pelo adversário e foi até a área, onde acabou travado. Depois, o jogado veio da esquerda para o meio e tentou o chute forte, mas a bola saiu. O jogo acabou mesmo 1 a 0.

A vitória leva a Azzurra a 22 pontos, oito a mais do que a Sérvia com apenas dois jogos restantes. Os sérvios, por sua vez, abrem boa vantagem para a segunda vaga, nos play-offs.

Confira os jogos desta terça-feira pelas eliminatórias para a Eurocopa 2012:

Grupo A
Azerbaijão 3×2 Cazaquistão
Áustria 0x0 Turquia

Grupo B
Rússia 0x0 Irlanda
Eslováquia 0x4 Armênia
Macedônia 1×0 Andorra

Grupo C
Sérvia 3×1 Ilhas Faroe
Itália 1×0 Eslovênia
Estônia 4×1 Irlanda do Norte

Grupo D
Bósnia 1×0 Belarus
Luxemburgo 2×1 Albânia
Romênia 0x0 França

Grupo E
Finlândia 0x2 Holanda
Moldova 0x2 Hungria
San Marino 0x5 Suécia

Grupo F
Croácia 3×1 Israel
Malta 1×1 Geórgia
Letônia 1×1 Grécia

Grupo G
Suíça 3×1 Bulgária
Inglaterra 1×0 País de Gales

Grupo H
Dinamarca 2×0 Noruega
Islândia 1×0 Chipre

Grupo I
Escócia 1×0 Lituânia
Espanha 6×0 Liechtenstein

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo