Sem categoria

Irlanda goleia na Estônia e põe um pé na Euro

A Irlanda deu um passo importante rumo à fase final da Euro 2012 nesta sexta-feira. O time treinado por Giovanni Trapattoni foi até a Estônia e derrotou o time da casa por 4 a 0. Os estonianos ainda tiveram que lidar com a desvantagem numérica em campo, depois que dois de seus jogadores foram expulsos. A partida de volta acontece em Dublin, na próxima terça-feira.

Mesmo longe de seus domínios, a Irlanda começou a partida mais a vontade, dominando as ações ofensivas. Somente depois de dez minutos é que os estonianos conseguiram responder. No lance de maior perigo, Konstantin Vassiljev chutou e a bola, desviada, saiu para escanteio.

O gol dos visitantes, contudo, viria aos 13 minutos, em cruzamento de Aiden McGeady que Keith Andrews, em boa posição, cabeceou no canto, sem chances para o goleiro Pareiko. Após o tento, o confronto seguiu um pouco mais equilibrado, com o time da casa também dominando a posse da bola. Os irlandeses voltariam a assustar aos 18, em chute de Walters que saiu por cima do travessão.

Vassiljev voltou a incomodar aos 23 minutos. O camisa 14 arriscou de muito longe e seu arremate passou perigosamente por cima da meta defendida por Given. A situação irlandesa ficou um pouco mais cômoda aos 34 minutos, quando Stepanov recebeu seu segundo cartão amarelo e acabou expulso.

Nos instantes que se seguiram, nenhum dos dois times conseguia criar grandes chances. A Estônia apostava, sem sucesso, em chutes de fora da área, enquanto a Irlanda falhava nas jogadas pelas laterais.

A partida seguiu seu equilíbrio após o intervalo. No primeiro lance mais agudo, aos quatro minutos, Pareiko segurou tentativa de Damien Duff. Depois, aos 10 minutos, Klavan arriscou para a Estônia, mas o tiro seguiu para fora. Os irlandeses passariam a dominar as oportunidades ofensivas somente na metade final do segundo tempo, quando mataram a partida.

Aos 22 minutos, McGeady limpou o lance e chutou da entrada da área. Pareiko pulou no campo e espalmou a bola. No rebote, Robbie Keane cruzou e Walters fez o segundo de cabeça. Já o terceiro veio quatro minutos depois. Andrews cobrou falta frontal ao gol e Pareiko rebateu a bomba. No rebote, Robbie Keane deixou a sua marca, fazendo 3 a 0 para os irlandeses.

As esperanças da Estônia diminuíram ainda mais aos 31 minutos, depois que o capitão Piiroja pôs a mão na bola, recebeu o terceiro amarelo e foi para o chuveiro. Administrando o jogo nos minutos finais, a Irlanda fechou a conta aos 43. Hunt sofreu pênalti e Robbie Keane converteu.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo