Sem categoria

Invasão brasileira na Holanda

Que o Brasil é o maior exportador de jogadores de futebol, todo mundo sabe. A cada ano são centenas, milhares de profissionais – e amadores – da bola que deixam o país para tentar a vida no exterior. Segundo dados da CBF, foram 3892 atletas nos últimos quatro anos.

Dos quase quatro mil jogadores, 31 foram para a Holanda, um número baixo, mas um aumento expressivo. 600%. Dois atletas em 2005 para 12 em 2008. Esse número reflete diretamente na Eredivisie.

Até a sexta rodada da atual temporada, entre os jogadores que já haviam entrado em campo no campeonato, o Brasil ocupava o quarto lugar, em termos de nacionalidade de jogadores, perdendo apenas para a Holanda, a Bélgica e a Dinamarca.

Uma ressalva importante: alguns atletas têm dupla nacionalidade, como Jonathan de Guzman, meia do Feyenoord, que nasceu no Canadá, mas é holandês. Pa Modou Kah, zagueiro do Roda, é nascido em Gâmbia, mas nacionalizado norueguês. Pela contagem do site oficial do torneio (www.eredivisie.nl), De Guzman é holandês e Kah é jogador da Noruega.

Dez equipes possuem pelo menos um jogador brasileiro. São elas: Ajax, AZ, Groningen, Twente, Feyenoord, Heracles, PSV, Heerenveen, Vitesse e Willem II. Apenas os jogadores do PSV não disputaram nenhuma partida. Das nove equipes restantes, entraram em campo um total de nove jogadores, um a menos que a Dinamarca. A Bélgica, país vizinho, teve 24 e a Holanda ficou com 214.

No total são 17 jogadores brasileiros no campeonato holandês. Alguns pouco conhecidos e outros menos ainda. O mais famoso deles é André Bahia, ex-zagueiro do Flamengo. Os outros saíram muito cedo do Brasil, alguns nem chegaram ao profissional. A média de idade do atletas traduz isso: 22 anos.

Além de todos esses jogadores, existe um jovem brasileiro no Ajax. Danilo, natural de São Luís, no Maranhão, tem passaporte belga e inclusive já defende a seleção sub-19 daquele país. O meio-campista, que tem contrato com o time de Amsterdã até julho de 2010, é filho do ex-meia-atacante Wamberto, ex-jogador do clube.

Confira um breve perfil dos brasileiros da Eredivisie:

Jonathan (PSV)
Jonathan Reis
Data de nascimento: 6/6/1989
Posição: atacante

Jogador oriundo das categorias de base do Atlético Mineiro, atualmente se encontra no time B do PSV. Foi contratado após se destacar em um torneio na Holanda.

Cássio (PSV)
Cássio Ramos
Data de nascimento: 6/6/1987
Posição: goleiro

Ex-jogador do Grêmio, Cássio já teve passagens pelas seleções de base. Está na Holanda desde a temporada 2007/08, e chegou até a ser convocado por Dunga para uma partida da Seleção principal.

Leonardo (Ajax)
Leonardo Vitor Santiago
Data de nascimento: 9/3/1983
Posição: atacante

Ele faz parte daqueles jogadores que mal jogaram no Brasil e foram direto para fora. Estreou pelo Ajax no dia 21 de janeiro de 2007. Sete dias, depois marcou seu primeiro gol. Está no futebol holandês desde 2000, e já defendeu Feyenoord e NAC Breda.

Ari (AZ)
Ariclenes da Silva Ferreira
Data de nascimento: 11/12/1985
Posição: atacante

O atacante começou no Fortaleza, sua cidade natal. De lá foi para a Suécia, para jogar no Kalmar. Depois de duas temporadas chegou ao AZ, ano passado.

Jonathas (AZ)
Jonathas Cristian de Jesus
Data de nascimento: 6/3/1989
Posição: atacante

Sem oportunidades no Cruzeiro, Jonathas chegou este ano à Holanda. Fez testes no Ajax, mas ficou no AZ, que adquiriu 65% dos seus direitos.

Luciano (Groningen)
Luciano da Silva
Data de nascimento: 16/3/1980
Posição: goleiro

É o jogador mais velho entre os brasileiros da Eredivisie. Tem contrato com o time holandês até 2010.

Douglas (Twente)
Douglas Franco Teixeira
Data de nascimento: 12/1/1988
Posição: zagueiro

Douglas nasceu em São Paulo. É titular absoluto do Twente, para onde se transferiu do Joinville Esporte Clube no ano passado. Disputou 12 partidas pela Eredivisie em sua temporada de estréia.

André Bahia (Feyenoord)
André Luiz Bahia S. Viana
Data de nascimento: 24/11/1983
Posição: zagueiro

Entre os brasileiros, é o jogador mais conhecido na Holanda. Esta por lá desde a temporada 2004/05. Ex-jogador do Flamengo.

Darley (Feyenoord)
Darley Ramon Torres
Data de nascimento: 15/12/1989
Posição: goleiro

Outro ex-jogador do Atlético Mineiro, nunca teve oportunidades no Galo, mas é um aposta do Feyenoord para o futuro.

Manteiga (Feyenoord)
David Henrique dos Santos
Data de nascimento: 19/3/1990
Posição: meio-campo

David Henrique, conhecido como Manteiga, chegou do Gama esta temporada para o Feyenoord. Começou nas categorias de base do Vitória.

Everton (Heracles)
Everton Ramos da Silva
Data de nascimento: 8/6/1983
Posição: atacante

Ex-jogador do Grêmio Barueri, Everton já disputou duas temporadas pelo time de Almelo. Hoje é titular absoluto.

Lázaro (Heerenveen)
Lázaro Vinicius Alves Martins
Data de nascimento: 28/6/1990
Posição: zagueiro

O jogador pertence ao Desportivo Brasil, time montado pela Traffic para legalizar o vínculo de seus jogadores. Chegou esta temporada.

Paulo Henrique (Heerenveen)
Paulo Henrique Carneiro Filho
Data de nascimento: 13/3/1989
Posição: atacante

Natural da Paraíba, PH começou nas categorias de base do Atlético Mineiro. Jogou poucas partidas pelo profissional do Galo, mas logo na estréia marcou o gol da vitória sobre o São Paulo, no Morumbi. Chegou em 2007 ao time holandês. Tem contrato ate 31 de agosto de 2012.

Pedro Beda (Heerenveen)
Pedro Henrique Beda Nogueira
Data de nascimento: 5/3/1989
Posição: atacante

Outro jogador que chegou do Desportivo Brasil, ou melhor, da Traffic. Chegou esta temporada. Jogava nos juniores do Flamengo.

Claudemir (Vitesse)
Claudemir Domingues de Souza
Data de nascimento: 27/3/1988
Posição: meio-campo

Titular do Vitesse, o jogador veio se transferiu do São Carlos, time de São Paulo. Tem contrato até 2012. Natural da Bahia.

Léo Veloso (Willem II)
Leonardo Henrique Veloso
Data de nascimento: 29/5/1987
Posição: lateral-esquerdo

Mais um jogador formado nas divisões de base do Atlético Mineiro. Natural de Pedro Leopoldo. Titular do Willem II.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo