Inter desafia história para conquistar a Supercopa Italiana
A temporada italiana de futebol começa neste sábado com o ‘Derby D’Italia’ Juventus x Inter de Milão. O clássico, o mais tradicional do futebol da península, confrontará os atuais campeões (Juventus) com os detentores da Copa Itália (Inter), onde o retrospecto é amplamente favorável aos vencedores do campeonato. Os dois times se enfrentam às 21hs, no estádio Delle Alpi, em Turim.
Nas 17 edições anteriores do torneio, somente três viram os vencedores da Copa Itália sair com sucesso. Em 1996, a Fiorentina bateu o Milan; em 1998, a Lazio bateu a Juventus, e no ano seguinte, o Parma bateu o Milan. Em 1998, no time da Lazio, o atual técnico da Inter, Roberto Mancini, atuou como jogador.
A Juventus se apresenta para a final com a enfermaria bastante visitada. O goleiro Gianluigi Buffon está fora depois de ter tido seu ombro operado, e o defensor Birindelli também não está disponível. Entre os disponíveis, quatro dos prováveis titulares jogarão mas se recuperam de algum tipo de lesão (Thuram, Camoranesi, Nedved e Ibrahimovic). A falta de sorte tem sido bastante lamentada pelo técnico Fabio Capello, mas a decisão com a Inter – o primeiro confronto entre os dois times na Supercopa – está sendo encarada como necessária para uma saída forte do time.
No fronte interista, a situação médica é melhor. Nenhum jogador está machucado, e o técnico Mancini deve escalar quatro dos novos contratados: o goleiro Júlio César, o zagueiro Samuel e os meio-campistas Pizarro e Luis Figo. Esta será a terceira vez que a Inter jogará a Supercopa, que busca a sua primeira conquista como detentora da Copa.