Início do trabalho

Ney Franco fez sua primeira convocação para a Seleção Brasileira sub-20 nesta terça-feira. Além dos nomes pouco conhecidos, duas estrelas – Neymar e Philippe Coutinho – e pelo menos outros três jogadores que já provaram seu valor em grandes clubes brasileiros – Gabriel Silva, Alan Patrick e Lucas.

De fora do Brasil vieram, além do meia da Inter, o volante Zé Eduardo, revelado pelo Cruzeiro e que hoje defende o Parma, e o meia-atacante João Pedro, negociado pelo Atlético Mineiro com o Palermo no final de agosto.

Pouca gente tem dado a devida importância ao Sul-Americano, mas é ele que garante o tão sonhado “projeto olímpico”. Campeão e vice ocupam as vagas da América do Sul no torneio de futebol de Londres, em 2012. E os quatro primeiros vão para o Mundial.

Desde que foi criado o Sul-Americano, em 1954, aconteceram 24 edições: em sete a Seleção não ficou com o título ou o vice (1999, 79, 75, 71, 67, 64 e 58). Nota-se que, nos últimos 20 anos, somente em uma oportunidade o Brasil não garantiria a vaga nas Olimpíadas.

A equipe é boa, terá um técnico de verdade pela primeira vez em muito tempo e, aparentemente, há um projeto, agora, na base da CBF, ligado ao time principal. Teoricamente, o Brasil – atual bicampeão – é favorito a conseguir uma das duas vagas no hexagonal final, mas será preciso jogar bola e transformar esse favoritismo em superioridade.

Goleiros: Aleksander (Avaí), Gabriel (Cruzeiro) e Milton (Botafogo);

Zagueiros: Alan (Vitória), Bruno Uvini (São Paulo), Juan (Internacional), Romário (Internacional) e Saimon (Gremio);

Laterais: Alex Sandro (Santos), Danilo (Santos), Rafael Galhardo (Flamengo) e Gabriel Silva (Palmeiras);

Meio-campistas: Alan Patrick (Santos), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional), Philippe Coutinho (Internazionale-ITA), Casemiro (São Paulo), João Pedro (Palermo-ITA), Fernando (Grêmio) e Zé Eduardo (Parma-ITA);

Atacantes: Diego Maurício (Flamengo), Henrique (Vitória), Lucas Gaúcho (São Paulo), Neymar (Santos) e William (Grêmio Prudente).

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo