Sem categoria

Inglaterra ganha vaga extra na Copa Uefa

A Inglaterra contará com um representante a mais na próxima edição da Copa Uefa. Nesta sexta-feira, a Uefa confirmou que o país terminou na liderança do ranking de ‘fair play’, o que garante a vaga extra.

Desta forma, quatro clubes ingleses terão direito a disputar a competição continental. Outros sete países (Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Alemanha, Espanha e França) participarão de um sorteio, no qual dois deles também ganharão uma vaga na Copa Uefa. A definição sairá no dia 13, durante as entrevistas coletivas dos dois finalistas desta edição do torneio.

O ranking de ‘fair play’ levou em consideração partidas disputadas entre 1° de maio de 2007 e 30 de abril de 2008. Apenas as federações nas quais houve um mínimo de 34 jogos disputados nesse intervalo participaram dessa lista. Foram analisados confrontos em competições organizadas pela Uefa, tanto por clubes como por seleções. O coeficiente final se baseia em critérios como jogo positivo, respeito ao adversário e ao juiz, comportamento da torcida e de dirigentes, assim como advertências e expulsões.

Para definir a equipe classificada para a Copa da Uefa sob este critério, as federações devem obedecer ao ranking de ‘fair play’ de seus respectivos campeonatos nacionais. Se o primeiro colocado já tiver uma vaga garantida em competições européias, o segundo herdará a vaga, e assim sucessivamente.
 

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo