Sem categoria

Inglaterra e Sérvia jogam por vagas na Copa

As seleções de Inglaterra e Sérvia só dependem das próprias forças para conquistar, nesta quarta-feira, suas vagas na Copa do Mundo de 2010. Os ingleses recebem a Croácia em Wembley e se garantem no Mundial com uma vitória, mesma situação da Sérvia contra a França, em Belgrado.

Outras três seleções europeias têm possibilidades de assegurar a classificação, mas dependem de resultados favoráveis em outros jogos da rodada: Espanha, Dinamarca e Eslováquia.

Os nove primeiros colocados dos grupos se garantem diretamente na África do Sul, enquanto os oito melhores segundos disputam a repescagem por outras quatro vagas.

Confira um panorama da rodada nos nove grupos:

Grupo 1

A Dinamarca lidera com 17 pontos, à frente de Hungria (13), Suécia (12) e Portugal (10), todos com sete jogos. Os dinamarqueses visitam a eliminada Albânia nesta quarta, e, em caso de vitória, pode se classificar por antecipação dependendo do que acontecer nas outras duas partidas da chave. Caso a Hungria perca em casa para Portugal e a Suécia não vença em Malta, a Dinamarca tem a chance de se garantir na Copa.

Uma vitória dinamarquesa ainda acabaria com as possibilidades matemáticas de Portugal terminar em primeiro lugar no grupo, deixando à equipe das Quinas apenas a chance de conquistar o segundo lugar.

Grupo 2

A disputa pelas vagas tem a Suíça na liderança, com 16 pontos, seguida por Grécia e Letônia, com 13. Israel, com 9 pontos, corre por fora. O grupo pode se embolar na rodada de quarta, com a Letônia recebendo a Suíça e a Grécia visitando a eliminada Moldávia. Israel tem de vencer Luxemburgo em casa para manter esperanças de classificação.

Grupo 3

A Eslováquia lidera com 16 pontos, dois de vantagem sobre a Irlanda do Norte, sua adversária nesta quarta, que tem uma partida a mais. Em caso de vitória em Belfast, os eslovacos esperam por um empate entre Eslovênia e Polônia, ambas com 11 pontos, para selar a vaga antecipada. A República Tcheca, que tem 9 pontos, deve vencer San Marino em casa e seguir com esperanças pelo menos de chegar à repescagem.

Grupo 4

O grupo caminha para uma decisão no confronto direto entre Rússia e Alemanha, em outubro. Os alemães são líderes com 19 pontos, um acima dos russos. Nesta quarta, a Alemanha tem um compromisso tranquilo em casa contra o Azerbaijão, enquanto a Rússia viaja para enfrentar o País de Gales, que tem 9 pontos. A Finlândia, com 13 pontos e alguma esperança, visita Liechtenstein.

Grupo 5

Com sete vitórias em sete jogos, a Espanha pode se classificar vencendo a Estônia em Mérida, desde que a Bósnia não vença a Turquia em Zenica. Os bósnios estão seis pontos atrás da Furia. Em caso de derrota da Bósnia, até mesmo um empate serve aos espanhóis. A Turquia tem 11 pontos, quatro a menos que a Bósnia, e tem de vencer para se manter na disputa pelo segundo lugar. A Bélgica, com 7 pontos e praticamente fora, visita a lanterna Armênia.

Grupo 6

Outra seleção com 100 por cento de aproveitamento, a Inglaterra tem a chance de se vingar a Croácia, que a tirou da Eurocopa de 2008 com uma vitória em Wembley há pouco menos de dois anos. Vencendo, o English Team está no Mundial. Empate também servirá ao time de Fabio Capello caso a Ucrânia não derrote Belarus fora de casa. A Croácia tem 17 pontos contra 14 da Ucrânia, mas fez uma partida a mais.

Grupo 7

A Sérvia é líder com 18 pontos, quatro a mais que a França, e pode ampliar esta vantagem para sete se vencer o confronto direto em Belgrado, o que garantiria sua classificação direta para a Copa do Mundo. Uma derrota francesa seria festejada por Áustria (10 pontos), Lituânia (9) e Romênia (8), que ainda sonham com a segunda colocação. Romênia e Áustria se enfrentam, enquanto a Lituânia visita as Ilhas Faroe.

Grupo 8

A Itália pode dar um grande passo para o Mundial se vencer a Bulgária em Turim. Neste caso, chegaria a 20 pontos e abriria quatro de vantagem sobre a Irlanda, que tem 16, com um jogo a mais, e folga na rodada. Em outubro, Irlanda e Itália se enfrentam em Dublin, podendo valer a classificação direta caso a Azzurra tropece nesta quarta. A rodada ainda tem o confronto entre Montenegro e Chipre, ambos eliminados.

Grupo 9

O único grupo com cinco equipes chega à última rodada. Garantida no Mundial, a Holanda visita a Escócia pensando apenas em terminar com oito vitórias em oito jogos. Para os escoceses, o confronto em Glasgow é crucial, já que vale a segunda posição e a possível vaga na repescagem. A Escócia tem 10 pontos, contra 7 de Noruega e Macedônia, que se enfrentam na torcida pela Holanda.

Confira todos os jogos desta quarta-feira pelas Eliminatórias europeias:

Grupo 1
Malta x Suécia
Albânia x Dinamarca
Hungria x Portugal

Grupo 2
Israel x Luxemburgo
Letônia x Suíça
Moldávia x Grécia

Grupo 3
República Tcheca x San Marino
Eslovênia x Polônia
Irlanda do Norte x Eslováquia

Grupo 4
Liechtenstein x Finlândia
Alemanha x Azerbaijão
País de Gales x Rússia

Grupo 5
Armênia x Bélgica
Bósnia x Turquia
Espanha x Estônia

Grupo 6
Belarus x Ucrânia
Andorra x Cazaquistão
Inglaterra x Croácia

Grupo 7
Ilhas Faroe x Lituânia
Romênia x Áustria
Sérvia x França

Grupo 8
Montenegro x Chipre
Itália x Bulgária

Grupo 9
Noruega x Macedônia
Escócia x Holanda

Clique aqui e confira a classificação das Eliminatórias.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo