Sem categoria

Inglaterra e Holanda travam forças em amistoso

Duas das seleções com melhor desempenho nas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2010 estarão juntas em campo. Nesta quarta, Holanda e Inglaterra disputam amistoso, na Amsterdam Arena, procurando tomar fôlego para a continuação da preparação rumo ao Mundial da África do Sul. Porém, as duas seleções sofrerão com importantes desfalques entre seus titulares.

Primeira equipe do Velho Continente a assegurar vaga na Copa, a Holanda perdeu dois de seus jogadores. Lesionado no joelho, o lateral-esquerdo Giovanni van Bronckhorst, capitão da Oranje, foi cortado no último fim de semana. Seu substituto deverá ser Edson Braafheid, do Bayern de Munique.

Companheiro de Braafheid na equipe alemã, o meio-campista Mark van Bommel é outra ausência na escalação de Bert van Marwijk. Capitão do time bávaro, Van Bommel fraturou o dedo maior de seu pé direito, além de romper um tendão do mesmo pé, na estreia do Bayern pela Bundesliga, contra o Hoffenheim.

O provável escalado na vaga de Van Bommel, Stijn Schaars, também tinha dores no joelho, após contundir-se na vitória de seu time, o AZ Alkmaar, sobre o Sparta Rotterdam, pelo Campeonato Holandês. No entanto, voltou aos treinos normais com o resto do elenco holandês nesta terça, e deve compor o setor de marcação no meio, com Nigel de Jong. Porém, Bert van Marwijk não garantiu sua escalação: “Temos de esperar como isso estará na quarta. Não o escalarei se houver algum risco.”

A situação da Inglaterra

Por sua vez, o English Team (que está a apenas uma vitória da classificação à Copa, nas Eliminatórias) também tem dois desfalques na equipe titular. Um dos convocados do técnico Fabio Capello para o gol, Ben Foster teve de ser cortado, após lesionar o joelho, na disputa da Supercopa da Inglaterra, contra o Chelsea, no último fim de semana. O substituto foi Joe Hart, mas Capello deve dar a vaga de titular a Paul Robinson.

E, nesta terça, após sentir dores na virilha, já durante os treinos com a seleção, o meia Steven Gerrard também foi cortado do time que enfrentará a Holanda. No anúncio do substituto de Gerrard (Ashley Young, do Aston Villa), Fabio Capello comentou sobre o adversário: “É interessante, pois a Holanda joga um tipo diferente de futebol, como a Espanha, mas sem a mesma qualidade. Para nós, é um teste importante para vermos como vamos, e o que temos de fazer, contra oponentes como este.”

Frank Lampard também opinou sobre o amistoso: “É legal ter este amistoso, porque nos deixará prontos para os grandes jogos. E seria ótimo ter uma boa performance, porque nos daria confiança para os jogos das Eliminatórias. Mas, independente de resultado positivo ou negativo, queremos aprender, e usar a experiência da maneira certa.”

Em meio a comoção no país, Espanha enfrenta Macedônia

Também próxima de uma vaga na Copa, a Espanha viajou para enfrentar a Macedônia, em Skopje. Entretanto, a viagem à capital do país cuja seleção é a adversária desta quarta foi marcada por tristeza entre os jogadores da Furia, devido à morte do capitão do Espanyol, Dani Jarque, causada por ataque cardíaco, no último fim de semana.

Em entrevista coletiva, o técnico espanhol, Vicente del Bosque, afirmou não estar certo sobre a equipe que irá a campo em Skopje: “Temos algumas dúvidas. Os clubes estão em plena pré-temporada, e, ainda que todos os jogadores tenham chegado aparentemente em boas condições, veremos como estarão na quarta, para decidir [o time].”

Del Bosque também falou sobre a morte de Dani Jarque, que chegou a capitanear a seleção sub-21 da Espanha: “O que ocorreu é um drama. Todos os nossos pensamentos vão para a família e as pessoas próximas a ele. Sentimos muito.”

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo