Sem categoria

Holanda tem dificuldades, mas vence Hungria

A Holanda encontrou muitas dificuldades para conseguir a sua sexta vitória, pelo Grupo E das eliminatórias da Euro 2012. Afinal de contas, a Hungria aproveitou bem as fragilidades da defesa holandesa e chegou a vencer o jogo por 2 a 1, além de ter empatado, ainda. Mas, por fim, o time de Bert van Marwijk chegou ao triunfo em Amsterdã, fazendo 5 a 3 e ampliando sua liderança na chave, com 18 pontos.

No início do jogo, a Holanda pressionou mais em busca do gol. Logo aos cinco minutos, Wesley Sneijder arriscou chute de fora da área, mandando a bola perto da meta.

Não demoraria muito para, aos 13 minutos, sair o primeiro gol holandês. Sneijder cobrou escanteio, e a bola passou por toda a defesa, sobrando com Robin van Persie. O atacante dominou e chutou no canto direito do goleiro Márton Fülop, fazendo 1 a 0.

Animada com o primeiro gol, a Holanda voltou a chegar ao ataque. Aos 16, Van Persie fez lançamento em profundidade para Dirk Kuyt, que saiu livre e tentou o toque na saída de Fülop, mandando a bola para fora.

Todavia, aos poucos, a Oranje foi diminuindo o ritmo. E permitiu a chegada progressiva dos húngaros. O primeiro susto veio aos 20 minutos. Em cobrança de falta ensaiada, Gergely Rudolf rolou para Bálazs Dzsudzsák. O atacante chutou cruzado e fez o gol, mas o árbitro norueguês Svein Oddvar Moen anulou a jogada, alegando que ainda não havia autorizado a cobrança da falta.

Aos 36 minutos, ainda houve uma chance holandesa, com Ibrahim Afellay chutando para a defesa de Fülop. Mas, aos 40 minutos, a Hungria se reafirmaria como mais perigosa no jogo. Rudolf tabelou pela esquerda, com Zoltán Gera. Ele chegou à linha de fundo e devolveu a Rudolf, que chutou fraco, permitindo a defesa fácil do goleiro Michel Vorm.

E, no início do segundo tempo, a Hungria concretizou sua reação com o empate. Aos três minutos, após cobrança ensaiada de escanteio, Rudolf carregou a bola para o meio e chutou, da entrada da área. A bola desviou em Erik Pieters, enganando Vorm e fazendo 1 a 1.

E, mal havia igualado o placar, a Hungria aproveitou rápido contra-ataque e a apatia holandesa para virar o jogo, aos cinco minutos. Rudolf cruzou da esquerda, e Gera completou, de primeira, no canto direito de Vorm, fazendo 2 a 1.

Só então a equipe de Bert van Marwijk recomeçou a acelerar o ritmo. No entanto, o gol do empate viria num lance de sorte, aos 16 minutos. Sneijder carregou a bola pela esquerda e tocou. Ela bateu em Vánczak e ficou novamente com o camisa 10 holandês, que entrou livre na área e tocou na saída de Fülop, empatando o jogo.

E, de tanto insistir, a Holanda virou novamente o jogo, aos 27. Ibrahim Afellay iniciou jogada, abrindo o jogo com Kuyt. O camisa 7 cruzou para a área, e Ruud van Nistelrooy fez 3 a 2. Foi o 35º gol do atacante com a camisa da seleção, tornando-se o terceiro maior goleador da história da equipe, empatado com Faas Wilkes.

Todavia, o alívio holandês durou pouco. Aos 30 minutos, um lançamento em profundidade alcançou Gera. O meio-campista escapou da linha de impedimento e tocou na saída de Vorm, igualando novamente o placar.

Mas aí, Kuyt surgiria para definir a sexta vitória holandesa. Aos 33 minutos, o atacante completou cruzamento de Afellay, da esquerda, fazendo o quarto gol. E, finalmente, aos 36, iniciou jogada individual e, tentando lançar Van Nistelrooy, acabou mandando a bola direto para as redes, encobrindo Fülop e garantindo mais uma vitória da Holanda.

Estônia surpreende Sérvia no final

Pelo Grupo C das eliminatórias, fora de casa, a Sérvia perdeu a chance de chegar à vice-liderança. A equipe vencia a Estônia, mas sofreu o empate por 1 a 1, a seis minutos da partida. O resultado manteve ambas as seleções em suas posições: a Sérvia ficou em terceiro lugar, com oito pontos, enquanto a Estônia manteve-se na quarta posição, com sete pontos.

O gol sérvio saiu ainda no primeiro tempo. Aos 38 minutos, após disputa confusa de bola na área, Marko Pantelic chutou forte para as redes de Sergei Pareiko. Mas, quando a vitória parecia próxima dos comandados de Vladimir Petrovic, os estonianos empataram, aos 39 minutos da etapa final. Konstantin Vassiljev cobrou falta mandando a bola para o gol, e fez 1 a 1.

Confira todos os jogos da sexta rodada das eliminatórias:

Terça, 29/março

Grupo A
Turquia 2×0 Áustria
Bélgica 4×1 Azerbaijão

Grupo C
Estônia 1×1 Sérvia
Irlanda do Norte 0x0 Eslovênia

Grupo D
Romênia 3×1 Luxemburgo

Grupo E
Holanda 5×3 Hungria
Suécia 2×1 Moldova

Grupo F
Israel 1×0 Geórgia

Grupo I
Lituânia 1×3 Espanha
República Tcheca 2×0 Liechtenstein

Veja os próximos jogos e a classificação das eliminatórias da Eurocopa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo