Sem categoria

Holanda sofre derrota conveniente em Minsk

A Holanda pode “se livrar” da condição de cabeça-de-chave na fase final da Eurocopa-08 depois de perder por 2 a 1 para Belarus, nesta quarta-feira, em Minsk. A Oranje, que já estava classificada desde o último sábado, cai do primeiro pote no sorteio do dia 2 de dezembro caso a Alemanha vença o País de Gales, pelo grupo D.

A classificação das seleções nos potes é definida pela média de pontos nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006 e da Eurocopa de 2008. No entanto, como a campeã Grécia e as anfitriãs Áustria e Suíça são cabeças-de-chave garantidas, a seleção de melhor coeficiente ficará impedida de enfrentar estas três seleções teoricamente menos fortes, e corre o risco de pegar um grupo mais forte.

Belarus saiu na frente aos 5 minutos do segundo tempo, quando Vitali Bulyga marcou de pé direito após jogada de Vladimir Korythko. Aos 20, Korythko ampliou com uma finalização da entrada da área. A Holanda ainda marcou o gol de honra aos 44, com Rafael van der Vaart, mas não evitou a derrota conveniente.

Em Bucareste, a Romênia não teve problemas para golear a Albânia por 6 a 1, e confirmar a primeira posição no grupo com 29 pontos, três acima da Holanda. Nicolae Dica e Daniel Niculae marcaram dois gols cada.

Dica fez 1 a 0 aos 21 minutos do primeiro tempo. Aos 8 do segundo, o defensor Gabriel Tamas ampliou. A goleada foi consolidada após a expulsão do albanês Debatik Curri, aos 15 da segunda parte. Niculae fez dois em seqüência, aos 18 e aos 20 minutos, e a Albânia descontou logo em seguida, com Edmond Kaplani.

Ciprian Marica, aos 24, e Dica, aos 28, ambos de pênalti, fecharam o placar. Nevil Dede, que cometeu o segundo pênalti, foi expulso, deixando os visitantes com nove homens em campo.

A Bulgária, eliminada, se despediu vencendo a Eslovênia por 2 a 0, fora de casa. Blagoy Georgiev e Dimitar Berbatov marcaram no segundo tempo.

Confira os resultados desta quarta-feira:

Grupo A
Armênia 0x1 Cazaquistão
Azerbaijão 0x1 Bélgica
Portugal x Finlândia
Sérvia x Polônia

Grupo B
Geórgia 0x2 Lituânia
Itália x Ilhas Faroe
Ucrânia x França

Grupo C
Malta x Noruega
Turquia x Bósnia
Hungria x Grécia

Grupo D
Chipre 0x2 República Tcheca
Alemanha x País de Gales
San Marino x Eslováquia

Grupo E
Israel 1×0 Macedônia
Andorra x Rússia
Inglaterra x Croácia

Grupo F
Dinamarca x Islândia
Espanha x Irlanda do Norte
Suécia x Letônia

Grupo G
Romênia 6×1 Albânia
Belarus 2×1 Holanda
Eslovênia 0x2 Bulgária

Veja a classificação dos grupos

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo