Guia da Liga dos Campeões: Lille
Nome oficial: LOSC Lille Métropole
Fundação: 23/set/1944
Site: www.losc.fr
Estádio: Lille-Metropole (17.754 torcedores), em Lille
Craque: Eden Hazard
Técnico: Rudi Garcia
Está na LC porque: campeão francês
E se jogasse o Brasileirão? Uma vaga na Sul-Americana estaria de bom tamanho
O campeão francês chega à fase de grupos da Liga dos Campeões com pretensão de avançar às oitavas de final. O reforço de maior nome é o meio-campista Joe Cole, emprestado pelo Liverpool. O principal nome do time, porém, ainda é o belga Eden Hazard, de 20 anos, destaque na campanha do título. Ludovic Obraniak, filho de poloneses nascido na França, mas que defende a seleção da Polônia, é uma das boas opções do técnico para o meio-campo ofensivo, entrando como substituto na maioria dos jogos. O goleiro nigeriano Vincent Enyeama veio do Maccabi Haifa como reforço do LOSC para a temporada. No ataque, um brasileiro marca os seus gols: Túlio de Melo, centroavante de 1,93 metro, ex-Atlético-MG, com passagem pelo Aab, Palermo e Le Mans antes do Lille.
Com um grupo favorável, deve brigar com o CSKA Moscou por uma vaga na próxima fase. Possui um bom time e bons talentos individuais, especialmente Hazard, e o time pode disputar pontos importantes com os demais clubes, especialmente em casa.
A equipe normalmente atua no 4-3-3. Mickael Landrau é o goleiro titular, com Lucas Digne na lateral direita, Marko Basa e Aurelién Chedjou no centro da defesa e Franck Beria na lateral esquerda. No meio-campo, o capitão Rio Antonio Mavuba é quem organiza o time, ao lado de Florent Belmont e Benoit Pedretti. No ataque, os titulares são Dimitri Payet, Moussa Sow e Hazard.
Elenco:
Goleiros: 1-Mickaël Landreau, 16-Vincent Enyama, 30-Barel Mouko e 40-Alexandre Oukidja;
Defensores: 3-Lucas Digne*, 6-Pape Souaré*, 13-Adama Soumaoro*, 14-David Rozehnal, 18-Franck Beria, 21-Laurent Bonnart e 25-Marko Basa;
Meio-campistas: 2-Mathieu Debuchy, 4-Florent Balmont, 5-Idrissa Gueye, 10-Eden Hazard*, 11-Ludovic Obraniak, 17-Benoit Pedretti, 22-Aurélien Chedjou, 24-Rio Mavuba e 26-Joe Cole;
Atacantes: 7-Dimitri Payet, 8-Moussa Sow, 9-Túlio de Melo, 12-Omar Wade, 19-Gianni Bruno*, 20-Ronny Rodelin e 27-Ireneusz Jelén.
*Lista B