Sem categoria

Guia da Copa Uefa 2008/09 – Grupo G

VALENCIA

Nome completo: Valencia Club de Fútbol
Site: www.valenciacf.es
Principais títulos: 1 Copa Uefa, 1 Recopa, 2 Copas das Feiras, 6 Campeonatos Espanhóis, 7 Copas do Rei
Técnico: Unai Emery
Principal Jogador: David Villa
Como chegou até aqui: Vencedor da Copa do Rei. Derrotou o Marítimo na primeira fase.
Estádio: Mestalla (55.000 lugares)

Na liderança do Campeonato Espanhol, o Valencia está em boa fase, assim como o atacante David Villa, que não pára de fazer gols. A solidez da defesa também colabora: Alexis e Raul Albiol formam uma dupla eficiente, assim como o lateral-direito Miguel.

Porém, a equipe perdeu, por contusão, um dos mais importantes jogadores de seu elenco, David Silva, e apesar de sua ausência ainda não ter afetado realmente a equipe, em algum momento pode-se necessitar de um jogador mais criativo.

CLUB BRUGGE

Nome completo: Club Brugge K.V.
Site:
www.clubbrugge.be
Principais títulos: 10 Copas da Bélgica, 13 Campeonatos Belgas
Técnico: Jacky Mathijssen
Principal Jogador: Jared Jeffrey
Como chegou até aqui: Terceiro colocado no campeonato nacional, venceu o Young Boys na primeira fase.
Estádio: Jan Breydel Stadium (29.997lugares)

O Club Brugge ocupa atualmente a vice-liderança do Campeonato Belga, e a vitória no clássico contra o Standard garantiu uma motivação a mais para o clube na competição européia.

O clube já estuda a contratação de um atacante na próxima janela de transferências, já que a falta de um goleador é a deficiência da equipe.

ROSENBORG

Nome completo: Rosenborg Ballklub
Site:
www.rbk.no
Principais títulos: 9 Copas da Noruega, 20 Campeonatos Noruegueses
Técnico: Erik Hamren
Principal Jogador: Steffen Iversen
Como chegou até aqui: Quinto colocado no último campeonato nacional, classificou-se através da Copa Intertoto.
Estádio: Lerkendal Stadion (21.850 lugares)

Acostumado à disputa da Liga dos Campeões, o Rosenborg ocupa a quarta colocação na Tippeligaen, a primeira divisão do futebol norueguês, o que é pouco para quem conquistou treze títulos nacionais consecutivos.

A experiência de seu treinador Erik Hamrén e o meio-campo, comandado por Per Ciljan Skjelbred, são as armas da equipe. Mas a falta de um atacante experiente para assumir a responsabilidade de Steffen Iversen, jogador da seleção nacional que nesta temporada sofre com problemas em seu joelho, pode complicar o time no caminho para a vaga na próxima fase.

KOBENHAVN

Nome completo: FC Kobenhavn
Site:
www.fck.dk
Principais Títulos: 3 Copas da Dinamarca, 6 Campeonatos Dinamarqueses
Principal Jogador: Ailton Almeida
Como chegou até aqui: Terceiro colocado no campeonato nacional. Eliminou o Cliftonville-IRN na primeira preliminar, o Lillestrom-NOR na segunda preliminar, e o FC Moscou-RUS na primeira fase.
Estádio: Parken (33.144 lugares)

Mesmo antes de se enfrentarem, o treinador do FCK, Ståle Solbakken, já provocou os rivais escandinavos do Rosenborg ao declarar para a imprensa que a superioridade é sempre dos dinamarqueses. O técnico reconhece que os espanhóis são os favoritos do grupo.

Para os dinamarqueses, o atacante brasileiro Aílton é a garantia de bola na rede e Solbakken já avisou que arriscará e armará sua equipe de forma ofensiva. Mas a inexperiência do time em competições internacionais pode pesar em momentos decisivos.

SAINT-ETIENNE

Nome completo: Association Sportive Saint Etienne
Site:
www.asse.fr
Principais títulos: 6 Copas da França e 10 Campeonatos Franceses
Principal Jogador: Bafétimbi Gomis
Como chegou até aqui: Quinto colocado no Campeonato Francês.
Estádio: Geoffroy-Guichard (35.616 lugares)

Fora de competições européias há 26 anos, o Saint Etienne ocupa uma posição no meio da tabela do Campeonato Francês, e seu futebol não impressiona. Porém, o time contará com a volta do meia atacante belga Mirallas para sua estréia no grupo contra o Kobenhavn, além do lateral direito Mouhamadou Dabo, que retorna a equipe apenas para a segunda partida da competição européia.

O jovem de origem senegalesa Bafétimbi Gomis, convocado por Domenech para a Eurocopa 2008/9, deve assumir a responsabilidade de classificar a equipe.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo