Sem categoria

Gregos, tchecos e romenos festejam vagas na Euro-2008

Grécia, República Tcheca e Romênia se classificaram nesta quarta-feira para a fase final da Eurocopa-2008. As três seleções se juntam à Alemanha, que foi a primeira a conquistar sua vaga em campo, e às anfitriãs Áustria e Suíça.

Atual campeã européia, a Grécia foi a Istambul e derrotou a Turquia por 1 a 0, chegando a 25 pontos em 30 possíveis. Ioannis Amanatidis foi o herói da seleção helênica, marcando o gol decisivo no estádio Ali Sami Yen. A Turquia, terceira colocada, tem 18 pontos e pode chegar, na melhor das hipóteses, a 24. A Noruega, que venceu a Bósnia por 2 a 0, foi a 20 e assumiu o segundo lugar.

A classificação dos tchecos foi assegurada contra a Alemanha, em Munique, com uma contundente vitória por 3 a 0. As duas seleções, integrantes do grupo D, têm 23 pontos – com a República Tcheca em primeiro pelo confronto direto. A Irlanda, terceira colocada com 16, só faz mais uma partida, e o Chipre, quarto com 14, mais duas.

A Romênia, invicta no grupo G, confirmou o favoritismo sobre Luxemburgo e venceu por 2 a 0, fora de casa. A vaga antecipada só foi possível porque a Bulgária não passou do 1 a 1 em sua visita à Romênia, permitindo que a vantagem subisse para sete pontos – 26 contra 19. A Holanda foi a 23 com a vitória por 2 a 0 sobre a Eslovênia, e está a uma vitória de confirmar a segunda vaga.

No grupo A, Portugal deu um passo importante com a vitória por 2 a 1 sobre o Cazaquistão. A equipe das Quinas chegou a 23 pontos, um a menos que a líder Polônia. A Sérvia goleou o Azerbaijão por 6 a 1 e agora tem 20 pontos, a exemplo da Finlândia. Faltam dois jogos para todas as seleções envolvidas na disputa.

A situação do grupo B se reverteu com uma surpreendente derrota da Escócia por 2 a 0 para a Geórgia. O resultado custou a liderança aos escoceses, superados pela França, que fez 2 a 0 em casa sobre a Lituânia. A França tem 25 pontos, contra 24 da Escócia e 23 da Itália, que tem um jogo a menos.

O jogo entre Escócia e Itália, dia 17 de novembro, em Glasgow, vai influir na sorte das três equipes que brigam pelas duas vagas. Em caso de vitória da Itália, o grupo se define com a classificação de italianos e franceses, já que a Escócia não joga na última rodada, quatro dias depois. A Itália recebe as Ilhas Faroe, e a França visita a eliminada Lituânia.

Entre as seleções de ponta, a condição mais complicada é a da Inglaterra, que perdeu por 2 a 1 para a Rússia, de virada, e já não tem mais seu destino nas próprias mãos. No grupo E, liderado pela Croácia, com 26 pontos, os ingleses têm 23, contra 21 dos russos, que têm um jogo a menos.

Na penúltima rodada, a Croácia enfrenta a Macedônia fora de casa e precisa apenas de um ponto, enquanto a Rússia vai a Israel sabendo que uma vitória lhe coloca no segundo lugar. A Rússia precisaria, assim, apenas vencer em Andorra no dia 21 de novembro, quando a Inglaterra recebe a Croácia em Wembley.

No grupo F, a Suécia poderia ter se classificado com uma vitória sobre a Irlanda do Norte, mas o empate por 1 a 1 adiou a confirmação da vaga. Os suecos têm 23 pontos, contra 22 da Espanha e 17 de Dinamarca e Irlanda do Norte, faltando dois jogos para o final.

A Espanha recebe a Suécia na rodada de 17 de novembro. No mesmo dia, jogam Irlanda do Norte e Dinamarca. Quatro dias depois, a Espanha pega em casa a Irlanda do Norte, a Suécia recebe a Letônia e a Dinamarca é anfitriã da Islândia.

Confira os resultados desta quarta-feira pelas eliminatórias da Eurocopa:

Grupo A
Cazaquistão 1×2 Portugal
Azerbaijão 1×6 Sérvia
Bélgica 3×0 Armênia

Grupo B
Ucrânia 5×0 Ilhas Faroe
Geórgia 2×0 Escócia
França 2×0 Lituânia

Grupo C
Malta 2×3 Moldávia
Turquia 0x1 Grécia
Bósnia 0x2 Noruega

Grupo D
San Marino 1×2 País de Gales
Irlanda 1×1 Chipre
Alemanha 0x3 República Tcheca

Grupo E
Rússia 2×1 Inglaterra
Macedônia 3×0 Andorra

Grupo F
Dinamarca 3×1 Letônia
Liechtenstein 3×0 Islândia
Suécia 1×1 Irlanda do Norte

Grupo G
Luxemburgo 0x2 Romênia
Holanda 2×0 Eslovênia
Albânia 1×1 Bulgária

Veja a classificação dos grupos da Eurocopa-2008

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo