Sem categoria

G14 se opõe a mudanças propostas por Platini para a LC

A proposta de mudanças na Liga dos Campeões apresentada pelo presidente da Uefa, Michel Platini, não é vista com bons olhos pelo G14, grupo que reúne 18 dos clubes mais tradicionais da Europa.

Após uma reunião dos dirigentes em Bruxelas, o órgão se posicionou contra as medidas a serem votadas em novembro pelo comitê executivo da Uefa, que incluem a entrada de vencedores das copas nacionais nas fases preliminares da principal competição do continente.

“Somos contrários a dar vaga na Liga dos Campeões aos vencedores de copas”, disse o diretor-geral do G14, Thomas Kurth, à agência Reuters. “Estamos muito preocupados com a qualidade da competição e os danos que isso poderia causar”.

De acordo com os planos de Platini, os campeões das copas dos 16 países melhor posicionados no ranking quinquenal da Uefa disputariam quatro vagas na fase de grupos da competição. Em compensação, cada um dos 12 melhores campeonatos segundo o mesmo ranking perderia uma vaga em relação às que tem hoje.

A Liga dos Campeões sugerida por Platini já havia encontrado oposição na European Professional Football Leagues (EPFL), organização que reúne as principais ligas nacionais da Europa. Em resposta, o dirigente máximo da Uefa pediu que sejam apresentadas propostas alternativas até o fim de outubro.

Segundo Kurth, o G14 se unirá às ligas no esforço: “Fomos convidados pelas ligas a ajudá-los a encontrar outras maneiras de reformar a competição, a fim de limitar os danos que seriam causados pelo plano de Platini”.

O G14 é composto por Ajax, Arsenal, Barcelona, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, PSV Eindhoven, Internazionale, Juventus, Liverpool, Manchester United, Milan, Lyon, Olympique de Marselha, Paris Saint-Germain, Porto, Real Madrid e Valencia.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo