Franceses entram em alerta na Costa do Marfim após amistoso
No jogo que marcou o retorno do astro francês Zinedine Zidane à seleção da França, o governo francês, por meio de seu consulado na Costa do Marfim, recomendou aos seus cidadãos no país que evitem de andar nas ruas da capital Abidjan. Nesta quarta, a França bateu a Costa do Marfim num amistoso, por 3 a 0, na primeira partida entre os dois países.
De acordo com a BBC, apesar de nenhuma violência ter sido registrada depois da partida, há temor porque os partidários do presidente Laurent Gbabo acusam a ex-colônia de apoiar os rebeldes que ocupam a parte norte da Costa do Marfim. A França mantém cerca de 6 mil soldados no país, junto com tropas da ONU, para monitorar o confronto entre governo e rebeldes.
Em novembro último, houve ataques a franceses e estrangeiros de outros países depois que a força aérea marfinense foi destruída pela França em retaliação pela morte de soldados franceses da tropa de paz. A África do Sul está tentando mediar uma solução pacífica.
Dentro de campo, a França viu uma excelente volta de Zidane que comandou seu time e marcou um dos gols, com Gallas e Henry fechando o placar.