Sem categoria

França goleia Ilhas Faroe e Henry iguala recorde

Contra a fraca seleção de Ilhas Faroe, a França conseguiu se recuperar da derrota em casa para a Escócia no mês passado. Mesmo com os diversos problemas para chegar ao país, os Bleus golearam os anfitriões por 6 a 0 neste sábado, pelo grupo B das eliminatórias da Eurocopa-08. Henry marcou um gol e igualou o recorde de Michel Platini. No grupo A, Armênia e Sérvia ficaram no 0 a 0.

Apesar do cansaço provocado pela confusa viagem a Thorshavn, a França teve fôlego para vencer Ilhas Faroe sem grandes problemas por 6 a 0. A partida corria o risco de ser adiada, pois o avião que conduzia os Bleus não conseguia pousar devido ao mau tempo. Os franceses só chegaram ao arquipélago no início da tarde, poucas horas antes do início do duelo.

Os problemas também atingiram os árbitros. Uma equipe de juízes turcos havia sido designada para o jogo, mas eles também não conseguiram desembarcar. O jeito foi apelar para os samarineses que trabalharam em um jogo entre Ilhas Faroe e Azerbaijão pelas eliminatórias do Europeu sub-21.

O juiz Gabrielle Rossi logo apareceria de forma negativa. Aos sete minutos, Ribéry recebeu na esquerda e cruzou; Anelka, impedido, tocou para as redes, sem que a irregularidade fosse assinalada. No minuto seguinte, os Bleus ampliaram. Henry recebeu de Ribéry, fintou um marcador e bateu colocado no canto esquerdo do goleiro Mikkelsen. O atacante se igualou a Michel Platini como o maior artilheiro da história da seleção francesa. Os dois fizeram 41 gols pela equipe.

No intervalo, o técnico Raymond Domenech tirou Anelka e colocou Karim Benzema em seu lugar. O artilheiro da Ligue 1 mostrou serviço com poucos minutos em campo: em falta cobrada da esquerda por Ribéry, o atacante do Lyon cabeceou para as redes, em saída equivocada de Mikkelsen.

Aos 20 minutos, Rothen fez seu primeiro gol com a camisa azul. O meia balançou as redes em uma cobrança de falta. Benzema voltou a deixar sua marca aos 34, após receber um passe de Henry dentro da pequena área. Ben Arfa, de primeira, completou a goleada no final. Com o triunfo, a França assume a vice-liderança provisória do grupo B com 22 pontos, mas pode perder a posição caso a Itália vença a Geórgia mais tarde. Ilhas Faroe segue em último, sem pontos.

Pelo grupo A, a Sérvia se complicou na briga na disputa por uma vaga na competição continental. Em Yerevan, a equipe não passou de um empate sem gols com a Armênia. Os sérvios chegaram a 17 pontos, em quarto lugar. Os armênios, com nove, aparecem em sexto.

A Inglaterra venceu a Estônia por 3 a 0, pelo grupo E; a Escócia ganhou por 3 a 1 e segue na liderança do grupo B.

Veja os jogos deste sábado pelas eliminatórias da Eurocopa-08:

Grupo A
Armênia 0x0 Sérvia
Azerbaijão x Portugal
Polônia x Cazaquistão
Bélgica x Finlândia

Grupo B
Escócia 3×1 Ucrânia
Ilhas Faroe 0x6 França
Itália x Geórgia

Grupo C
Hungria 2×0 Malta
Moldávia x Turquia
Grécia x Bósnia

Grupo D
Eslováquia 7×0 San Marino
Chipre x País de Gales
Irlanda x Alemanha

Grupo E
Inglaterra 3×0 Estônia
Croácia x Israel

Grupo F
Islândia x Letônia
Liechtenstein x Suécia
Dinamarca x Espanha

Grupo G
Bielorrússia x Luxemburgo
Romênia x Holanda
Eslovênia x Albânia

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo