Sem categoria

Florença pode ter ingresso de jogo valendo também para museu

Comprar um ingresso para ver a Fiorentina e depois poder ir à Galleria degli Uffizi. Talvez soe utópico, mas são os recursos que a cidade de Florença tem para a popularização da arte. Uma assessora da região da Toscana para a cultura e esporte, Mariella Zoppi, propôs que se dê ao torcedor de futebol a chance de conhecer, gratuitamente, um museu da região, como a mundialmente famosa Galleria degli Ufizzi, de Florença.

A sugestão da assessora se fez através de um comunicado em que ela pede que “se pense no torcedor de uma maneira diferente daquele que faz arruaça nas arquibancadas e briga com a torcida, em verdadeiras ações de guerrilha urbana”. Além de Florença, Mariella Zoppi já entrou em contato com as cidades de Siena, Empoli e Livorno (todas com times na Série A) para a organização da iniciativa, que já ocorreu em Empoli na temporada 1997/98.

O técnico da Juventus, Fabio Capello, aprovou a idéia. “Uma iniciativa verdadeiramente inteligente. Me agrada muito saber que famílias ou grupos de amigos vão para o museu no domingo e depois vão para o estádio, fazendo com quem não costuma apreciar arte tenha a chance de experimentar”, disse o técnico em entrevista ao jornal italiano ‘La Repubblica’.

A idéia principal é atrair o torcedor que vem de outras cidades ou países e que já tem interesse em conhecer diversos aspectos da cidade. O temor é quanto aos problemas que os ‘ultras’ (torcedores organizados que freqüentemente entram em confronto entre si e com a polícia) possam causar problemas e estragos aos acervos de valor incalculável dos museus.

A Galleria degli Uffizi é um dos museus mais famosos do mundo. Foi fundado em 1560 por Cosimo de Médici, aristocrata que foi um grande mecenas da arte fiorentina. No museu, estão obras dos maiores pintores da arte italiana, como Leonardo da Vinci, Caravaggio, Botticelli e Tiziano.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo