Sem categoria

Fifa suspende Irã de competições

A Fifa suspendeu o Irã de todas as competições internacionais por tempo indeterminado. A decisão, tomada após reunião nesta quarta-feira, foi motivada pela interferência do governo em questões relacionadas ao futebol no país.

Segundo o Comitê de Emergência da entidade, a federação iraniana “não respeitou os princípios dos estatutos da Fifa de independência de suas associações-membros e de suas decisões, assim como os procedimentos previstos na troca do comando”.

Tanto a Fifa como a confederação asiática haviam determinado como prazo máximo o dia 15 de novembro para que Mohammed Dadkan, presidente eleito da federação iraniana, voltasse ao cargo. Ele foi destituído depois da eliminação do Irã na última Copa, quando o Team Melli não passou da primeira fase. No lugar dele, o governo iraniano apontou um substituto, membro da Organização de Educação Física.

Como a data-limite não foi cumprida, o Irã acabou suspenso. A punição será retirada assim que as medidas exigidas pela Fifa sejam tomadas. Além da posse efetiva de Dadgan, a federação iraniana deve apresentar um novo estatuto.

O Irã está classificado para a disputa da Copa da Ásia em 2007. O torneio será disputado em quatro sedes: Indonésia, Tailândia, Vietnã e Malásia.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo