Sem categoria

Fifa retira provisoriamente suspensão ao Irã

O Irã está provisoriamente liberado para participar de competições internacionais. Nesta segunda-feira, a Fifa retirou temporariamente a suspensão dada ao país por conta da interferência do governo na federação local.

“O Irã poderá participar dos Jogos Asiáticos. Entramos em acordo sobre uma série de questões que precisam ser respeitadas. Demos a eles até 5 de dezembro para a resolução delas. Enquanto isso, ao lado da confederação asiática, garantimos a participação da equipe nos Jogos Asiáticos”, disse Joseph Blatter, presidente da Fifa. O torneio, que será disputado no Qatar, começa nessa semana.

Na semana passada, o Irã havia sido suspenso de todas as competições internacionais devido a problemas internos. Tanto a Fifa como a confederação asiática haviam determinado como prazo máximo o dia 15 de novembro para que Mohammed Dadkan, presidente eleito da federação iraniana, voltasse ao cargo. Ele foi destituído depois da eliminação do Irã na última Copa, quando o Team Melli não passou da primeira fase. No lugar dele, o governo iraniano apontou um substituto, membro da Organização de Educação Física.

“Se eles seguirem nossas orientações para solucionar os problemas, a punição será suspensa. Caso as promessas não forem cumpridas, a suspensão continuará e isso afetará o sorteio da Copa da Ásia”, comentou Blatter. A definição das chaves do torneio, que será realizado em 2007 com sedes na Indonésia, Vietnã, Tailândia e Malásia, acontecerá em 19 de dezembro. O Team Melli se classificou para a competição ao terminar em primeiro lugar no grupo B das eliminatórias.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo