Sem categoria

Fifa recua em planos de reduzir idade olímpica

A Fifa teve de abrir mão da ideia de votar a redução para 21 anos da idade-limite dos jogadores no torneio olímpico de futebol, a partir de Londres 2012. De acordo com o presidente Joseph Blatter, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ameaçou retirar o futebol dos Jogos caso o plano, que seria discutido no Congresso da Fifa nas Bahamas, fosse levado adiante.

Segundo Blatter, uma possível solução é manter a atual idade máxima de 23 anos, mas acabar com a regra que permitia que as seleções levassem três jogadores fora desta cota. Uma força-tarefa será criada para analisar a situação.

“Houve declarações de membros do comitê executivo do COI afirmando que, se reduzíssemos novamente o limite e idade, seríamos expulsos das Olimpíadas”, afirmou o presidente da Fifa à BBC. “Falei com o presidente do COI, Jacques Rogge, e ele disse que não seria o caso, mas que perderíamos alguns privilégios, como o número de seleções – hoje são 28, sendo 16 masculinas e 12 femininas”.

O limite de 23 anos foi adotado a partir de 1992, nos Jogos de Barcelona. Nas duas edições anteriores, a inscrição era livre para jogadores que nunca tivessem disputado uma Copa do Mundo, e antes disso eram permitidos apenas atletas amadores.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo