Fifa pondera mudanças para escolha de sede da Copa

A Fifa analisa a hipótese de mudar os critérios para a escolha das sedes das próximas edições da Copa do Mundo. Joseph Blatter, presidente da entidade, admitiu esta possibilidade motivado principalmente pela candidatura única do Brasil para receber o torneio em 2014.
“Defendo uma abertura do mercado. Não estamos em uma situação muito confortável na América do Sul. Temos apenas um candidato. É melhor ter três ou quatro confederações tentando conquistar a principal competição do mundo”, afirmou o dirigente em entrevista à BBC.
No fim deste mês, a Fifa anunciará oficialmente qual será a sede da Copa-14. Argentina e Colômbia anunciaram que fariam frente à candidatura brasileira, mas desistiram no meio do caminho. Hoje, obedece-se a um ‘rodízio de confederações’. Após África e América do Sul, a Copa seria disputada na Oceania ou em algum país da Concacaf em 2018.
No entanto, caso haja uma mudança nesta regra, a Europa apareceria com força para receber o Mundial. A Inglaterra já havia demonstrado interesse.