Fifa: jogador não precisa tocar na bola para impedimento ser marcado
Depois de causar bastante polêmica, a orientação da International Board sobre a regra do impedimento foi esclarecida oficialmente pela Fifa a fim de uniformizar a interpretação da regra. Os árbitros agora podem marcar o impedimento de um jogador que esteja em posição de impedimento antes mesmo desse tocar na bola. O esclarecimento foi feito por meio de uma nota oficial da Fifa.
A regra 11, que caracteriza a situação de impedimento, vinha tendo diferentes interpretações depois que a Fifa orientou os árbitros a marcarem o impedimento somente quando este fosse caracterizado. Alguns árbitros que seguiram a sugestão ao pé da letra, esperavam para marcar o impedimento só depois que o atleta tocasse na bola. Durante a última Copa das Confederações, vencida pelo Brasil, a situação se repetiu várias vezes.
Agora, o juiz pode apitar se perceber que o jogador receberá a bola em condição de impedimento e nenhum outro companheiro esteja em condição de tornar a jogada legal.
A International Board é um comitê da Fifa que analisa as regras do futebol periodicamente a fim de adaptar o esporte. Esse comitê foi criado em 1882, por comitês das federações da Irlanda, do País de Gales, da Escócia e da Inglaterra, para uniformizar as regras do esporte recém-criado.
Em 1904, na formação da Fifa, a entidade passou a adotar as orientações da Board nas suas competições, e nove anos depois, aos quatro representantes das federações britânicas, juntaram-se outros quatro representantes da Fifa, para refletir a universalização do esporte.