Fifa estuda 'formato olímpico' para definir sede da Copa

A Fifa estuda adotar um procedimento semelhante ao das Olimpíadas para ‘filtrar’ os candidatos a sediar a Copa do Mundo em 2018. Como já houve algumas manifestações de interesse para receber a competição, a entidade pode usar uma ‘eliminação preliminar’ antes de definir as candidaturas ‘finalistas’.
“Ainda estamos em 2007, mas a corrida para o Mundial de 2018 já começou com uma corrida de vários países interessados. Já soubemos do interesse de Estados Unidos, México, Canadá, uma candidatura conjunta de Bélgica e Holanda, Rússia e, claro, Inglaterra estão interessados. Não esqueçam da Espanha e talvez China, Austrália e Japão”, afirmou Joseph Blatter durante o Soccerex, conferência internacional de futebol.
A Fifa decidiu recentemente acabar com o ‘rodízio de continentes’ utilizado para definir as futuras sedes dos Mundiais. A motivação partiu principalmente do ocorrido para 2014, quando o Brasil foi o candidato único para receber a Copa. A entidade desejaria que houvesse uma competição maior, mas agora lida com uma situação bem diferente.
“Poderíamos ter oito ou nove candidaturas para 2018 e ainda nem se disputou a Copa de 2010. Se realmente houver tantos candidatos como parece, teremos que fazer como o COI e ter uma eliminação preliminar para seguir adiante com os que nos oferecem as garantias adequadas”, disse o presidente da Fifa.
A decisão sobre qual será a sede da Copa-2018 será tomada em 2011.