Sem categoria

Fifa espera solução sobre seleção britânica para 2012

A formação de uma seleção do Reino Unido para disputar os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, depende das quatro federações britânicas. Essa é a posição adotada pela Fifa após a reunião de seu comitê executivo, em Tóquio.

O Reino Unido tem uma representação única nas Olimpíadas, enquanto no futebol Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales competem separadamente. Para escoceses, norte-irlandeses e galeses, há uma preocupação de que a presença de uma seleção unificada ameace a posição de independência destas federações diante da Fifa.

O presidente Joseph Blatter afirmou, neste sábado, que não há razão para os temores: “Recebemos cartas de políticos escoceses afirmando que de maneira alguma jogadores da Escócia participariam de uma seleção britânica. Na Fifa, não temos problema com a proposta, porque o estatuto da Fifa identifica as quatro federações como independentes”.

“Se nos Jogos Olímpicos elas têm de jogar como uma entidade única, então vamos perguntar a eles: 'Ok, tragam-nos uma solução'. Vamos colocar a bola na quadra deles. Então, chutem de volta. Esperamos uma solução até março, quando o comitê executivo da Fifa se reúne em Zurique”, justificou o dirigente suíço.

Com uma seleção unificada, o Reino Unido conquistou medalhas de ouro em 1908 e 1912. A última participação em uma Olimpíada foi em 1960, quando os Jogos ainda eram disputados por amadores. Hoje, as seleções são formadas por jogadores de até 23 anos, sendo permitida a escalação de até três acima desta idade.

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown apóia a formação de uma equipe unificada. Ele já chegou até a sugerir a contratação de Alex Ferguson para dirigir o time, mas o técnico escocês do Manchester United não acredita na formação do time.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo