Sem categoria

Fifa cria comissão para discutir indenização a clubes

A constante reclamação dos clubes europeus sobre a cessão gratuita de seus atletas para seleções nacionais pode dar resultados. Nesta terça, a Fifa anunciou a formação de uma comissão para estudar uma padronização do calendário internacional e, principalmente, de indenizações a clubes.

A Fifa já estabeleceu o princípio básico que a indenização virá dos prêmios financeiros recebidos pelas federações em torneios oficiais e que haveria a possibilidade de ela própria e os organizadores das competições compartam as apólices de seguros já existentes. A partir disso, o grupo formado por Jerome Valcke (secretário-geral da Fifa), David Taylor (secretário-geral da Uefa), Joan Laporta (presidente do Barcelona) e Othman Jenayah (presidente do Etoile Sahel, da Tunísia) poderá discutir o modelo a ser adotado.

Até o momento, o parâmetro mais realista é o fundo de seguros criado para a Copa do Mundo de 2006. A Fifa avaliou que ele foi bem sucedido ao ressarcir os clubes que ficaram desfalcados de jogadores que se contundiram enquanto serviam suas seleções.

Para facilitar ainda mais as negociações com os clubes, a Fifa ainda prometeu trabalhar para melhorar o calendário internacional. O objetivo é fazer que os interesses de clubes e seleções não se choquem com tanta constância.

Oficialmente, a entidade informa que a prioridade será sempre resguardar a saúde dos jogadores e que os méritos esportivos serão mais importantes que os econômicos. Deste grupo farão parte Franz Beckenbauer e Ricardo Teixeira.

[embedcode get="script" playlist_id="match"]
Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo