Fifa antecipa datas de jogos de seleções a partir de 2010

As datas previstas pela Fifa para jogos de seleções sofrerão uma modificação a partir de setembro de 2010. O comitê executivo da entidade decidiu, durante reunião no Rio de Janeiro, antecipar de quarta para terça-feira os jogos disputados em “datas duplas”, ou seja, depois de partidas jogadas na sexta ou no sábado anteriores.
As partidas internacionais na quarta-feira têm sido motivo de reclamação para os clubes, que recebem os jogadores muito perto da rodada seguinte dos campeonatos nacionais – sobretudo aqueles que viajaram para outro continente. Em alguns casos, eles não conseguem retormar os treinamentos antes do próximo jogo da equipe.
As Eliminatórias da Eurocopa de 2012 devem se iniciar já com a nova programação.
Torneio olímpico
Seguindo determinação tomada no último Congresso da Fifa, foi constituído um grupo de trabalho para analisar possíveis mudanças no critério de participação de jogadores nos torneios olímpicos de futebol. Atualmente, são permitidos atletas com até 23 anos, e até três inscritos acima desta idade em cada seleção.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) defende a manutenção da regra e ameaça reduzir o número de equipes do torneio de futebol caso a idade máxima seja diminuída. A Fifa trabalha com a hipótese de limitar as inscrições a jogadores com até 21 anos, ou abolir o limite e vetar a participação de jogadores que tenham ido a uma Copa do Mundo, como foi nas Olimpíadas de 1984 e 1988.
O limite de 23 anos foi estabelecido a partir dos Jogos de 1992, em Barcelona.


