Sem categoria

Fifa ameaça punir Itália

Mais problemas à vista para o futebol italiano em conseqüência do escândalo do Calciocaos. A Fifa ameaça punir a federação italiana caso a Juventus apele à Justiça comum contra as penas impostas ao clube por seu envolvimento no caso. A Itália corre o risco de ver a seleção e seus clubes excluídos de competições internacionais.

Para evitar as sanções, a federação italiana enviou uma carta nesta quarta para a Fifa, na qual afirma que tomará as medidas cabíveis caso a Juve resolva mesmo seguir adiante. “No momento, a Juventus não propôs qualquer recurso. Com base no artigo 27 do estatuto, que veta aos clubes e seus membros de iniciarem procedimentos na Justiça comum e prevê que quem violar esta regra esteja sujeito a sanções, a federação não hesitará a punir em caso de haver um recurso”, diz a carta.

A Juventus tenta de todas as formas retornar à Série A. De acordo com o clube, a decisão de procurara a Justiça comum foi tomada por conta da “injustificada gravidade das sanções e a desigualdade no tratamento em comparação aos outros clubes envolvidos”. Para a Juventus, houve privilégios para Milan, Lazio e Fiorentina. As duas últimas equipes haviam sido rebaixadas para a segunda divisão, mas apelaram da decisão e conseguiram permanecer na Série A. Já o Milan havia perdido a vaga na Liga dos Campeões, mas recorreu e conseguiu um lugar no torneio.

Como uma das justificativas para provar sua tese de ter sido injustiçada, a Juventus apela para a tradição do clube. ´A exclusão da Juve da primeira divisão prejudicou gravemente a identidade do clube que, no século passado, ajudou a escrever a história do futebol italiano´, diz o clube por meio de um comunicado oficial. O clube entraria com recurso no tribunal da região do Lazio, que tem direitos especiais para tratar de assuntos esportivos.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo