Sem categoria

Favoritos jogam para colocar um pé na África

A rodada das Eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2010 nesta quarta-feira pode deixar algumas das seleções favoritas muito próximas da classificação. Holanda, Inglaterra, a campeã mundial Itália e a campeã europeia Espanha lideram seus grupos e têm a oportunidade de ampliar suas vantagens em caso de vitórias.

Os vencedores dos nove grupos garantem classificação direta para o Mundial da África do Sul, enquanto os oito melhores segundos colocados disputam na repescagem as quatro vagas restantes. Para efeito de comparação entre os segundos, são desconsiderados os jogos contra o último colocado nas chaves com seis equipes.

Confira um panorama da rodada:

Grupo 1

Dinamarca e Hungria lideram com 10 pontos, mas os dinamarqueses jogaram quatro vezes contra cinco dos húngaros. As duas seleções jogam em casa nesta quarta e podem disparar. A tarefa mais fácil é da Hungria, que pega Malta, mas a Dinamarca também é favorita contra a Albânia.

As seleções de Portugal e Suécia, de folga, ficam secando os rivais. Ambas têm 6 pontos, mas a situação de Portugal é pior por já ter feito cinco partidas. Os suecos disputaram quatro jogos.

Grupo 2

O empate por 1 a 1 entre Israel e Grécia reforçou o equilíbrio do grupo, que ainda tem a Suíça na disputa. Gregos e israelenses voltam a se enfrentar nesta quarta, em Iráclio, enquanto os suíços têm um compromisso em casa contra a Moldávia. Grécia e Suíça têm 10 pontos, contra 9 de Israel. A Letônia corre por fora, com 7 pontos, e deve vencer Luxemburgo em casa.

Grupo 3

O grupo mais equilibrado da Europa tem cinco seleções separadas por três pontos. A Irlanda do Norte lidera com 10 pontos em seis jogos e defende sua posição em casa contra a Eslovênia. A Eslováquia, que vai à vizinha República Tcheca, vem a seguir com 9 unidades, mas só jogou quatro vezes. Tchecos e eslovenos têm 8 pontos em cinco partidas.

A Polônia, que jogou cinco vezes e soma 7 pontos, deve aproveitar a partida em casa contra San Marino para ganhar pelo menos uma posição na tabela.

Grupo 4

A Alemanha vai ao estádio Millennium de Cardiff para enfrentar o País de Gales, sabendo que um tropeço provavelmente permitirá a aproximação da Rússia, que visita Liechtenstein. Os alemães, que goleram Liechtenstein por 4 a 0 no último sábado, têm 13 pontos em cinco jogos. A Rússia é a segunda colocada, com 9 pontos e uma partida a menos.

A Finlândia, terceira com 7 pontos em quatro partidas, folga na rodada. O País de Gales tem 6 pontos, mas já jogou cinco vezes.

Grupo 5

Invicta há 30 partidas e com cinco vitórias em cinco jogos no grupo, a Espanha tem nesta quarta aquele que deve ser seu teste mais difícil nas Eliminatórias: enfrentar a Turquia no caldeirão do estádio Ali Sami Yen, em Istambul. Já não houve grande facilidade diante dos turcos em Madri, no último sábado, quando um gol do zagueiro Gerard Piqué no segundo tempo definiu o placar de 1 a 0.

A Turquia é a terceira colocada com 8 pontos, tendo perdido a vice-liderança para a Bósnia, que foi a 9 com a vitória fora de casa por 4 a 2 sobre a Bélgica. Os bósnios podem manter a posição caso voltem a derrotar os belgas, que têm 7 pontos, nesta quarta. Os lanternas Estônia e Armênia completam a rodada.

Grupo 6

A Inglaterra deixou boa impressão na goleada de 4 a 0 no amistoso contra a Eslováquia, no último sábado, especialmente pela boa atuação de Wayne Rooney. Nas Eliminatórias, o English Team ainda não deu passos em falso, vencendo seus quatro jogos e liderando o grupo com 12 pontos.

Nesta quarta, contra a Ucrânia, em Wembley, o time de Fabio Capello terá de se virar com os desfalques no ataque: Emile Heskey e Carlton Cole se lesionaram no amistoso, e o substituto Darren Bent também sentiu uma contusão nos treinos. Peter Crouch, mesmo sem estar em perfeitas condições físicas, deve atuar ao lado de Rooney no ataque.

A Ucrânia tem 7 pontos, a exemplo da Croácia, mas jogou uma partida a menos. Os croatas não devem ter dificuldades para vencer Andorra fora de casa. Cazaquistão e Belarus, ambos com 3 pontos, fazem o outro duelo da rodada.

Grupo 7

Depois de salvar a pele do técnico Raymond Domenech com a vitória fora de casa sobre a Lituânia, a seleção francesa reencontra o mesmo adversário nesta quarta, no Stade de France. Os Bleus ocupam apenas o terceiro lugar, com 7 pontos em quatro jogos, mas podem subir para a vice-liderança em caso de vitória, já que a Lituânia tem 9 partidas e um jogo a mais.

A Sérvia, líder com 12 pontos em cinco partidas, folga na rodada. Áustria e Romênia, ambas com 4 pontos, se enfrentam em uma partida que deve matar as chances de uma das duas seleções – ou de ambas.

Grupo 8

A Itália de Marcello Lippi encara a Irlanda do compatriota Giovanni Trapattoni, em um duelo de dois técnicos vitoriosos. Lippi conquistou cinco títulos italianos e Trapattoni sete, além de ter sido campeão nacional na Alemanha, em Portugal e na Áustria. Os dois levaram a Juventus ao título europeu de clubes. A diferença está na campanha à frente da Azzurra: Lippi foi campeão mundial, “Trap” não.

Nesta quarta, em Bari, a Azzurra entra em campo com dois pontos de vantagem sobre os irlandeses (13 e 11), e pode ampliar a diferença restando quatro jogos para o fim. O atacante Giampaolo Pazzini, que entrou no segundo tempo e marcou na vitória por 2 a 0 sobre Montenegro, deve ganhar uma oportunidade como titular.

A Bulgária, que empatou seus quatro jogos até o momento e já se distanciou da disputa pela primeira posição, recebe o Chipre, que tem os mesmos 4 pontos. Montenegro, com 2 pontos, vai à Geórgia em busca de sua primeira vitória em uma partida de competição.

Grupo 9

Com suas quatro vitórias, a Holanda já criou um abismo sobre os quatro rivais. A vantagem para os perseguidores mais próximos, Islândia e Escócia, é de 8 pontos, e pode até subir para dez em caso de vitória da Oranje sobre a Macedônia, em Amsterdã, e empate entre escoceses e islandeses em Glasgow.

A Macedônia tem 3 pontos e a Noruega, que folga nesta quarta, é a lanterna com 2 – ambas com uma partida a menos que as outras seleções do grupo.

Veja os jogos desta quarta-feira pelas Eliminatórias europeias:

Grupo 1
Hungria x Malta
Dinamarca x Albânia

Grupo 2
Letônia x Luxemburgo
Grécia x Israel
Suíça x Moldávia

Grupo 3
Polônia x San Marino
República Tcheca x Eslováquia
Irlanda do Norte x Eslovênia

Grupo 4
Liechtenstein x Rússia
País de Gales x Alemanha

Grupo 5
Estônia x Armênia
Turquia x Espanha
Bósnia x Bélgica

Grupo 6
Cazaquistão x Belarus
Andorra x Croácia
Inglaterra x Ucrânia

Grupo 7
Áustria x Romênia
França x Lituânia

Grupo 8
Bulgária x Chipre
Geórgia x Montenegro
Itália x Irlanda

Grupo 9
Escócia x Islândia
Holanda x Macedônia

Clique aqui e confira a classificação das Eliminatórias da Copa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo