Sem categoria

Euro 2008 – Turquia

Como se classificou?
2ª colocada do Grupo C. A Turquia se classificou de forma heróica. Alcançou a segunda posição do grupo ao vencer a Noruega fora de casa, na penúltima rodada. Mas, no geral, a campanha turca foi bem irregular. Depois de um começo arrasador, com quatro vitórias consecutivas – inclusive uma sobre os rivais gregos fora de casa -, o rendimento dos turcos caiu de forma assustadora. E empates para as poderosas seleções de Malta e Moldávia quase custaram a vaga dos turcos.

Time-base
Rustu Reçber (Volkan Demirel ou Hakan Arikan); Servet Çetin, Gokhan Zan, Gokdeniz Karadeniz (Emre Asik), Sabri Sabrioglu (Hakan Balta), Mehmet Aurélio, Arda Turan (Emre Belozoglu), Ibrahim Uzumlez, Hamit Altintop, Tuncay Sanli (Gokhan Unal) e Hakan Sukur (Nihat Kahveci)

Técnico
Fatih Terim se tornou um dos mais bem sucedidos técnicos turcos. Ex-jogador e capitão do Galatasaray, Terim ainda comandou os leões em um dos períodos mais bem sucedidos do clube. Venceu, entre outras competições, a Copa da Uefa de 1999/2000. Comanda a seleção turca pela segunda vez. Na primeira, levou a Milli Takim para a primeira fase final de Eurocopa, em 1996.

Expectativa local
Há muita dúvida com relação à qualidade do trabalho de Terim na seleção turca. Os resultados ruins durante a campanha, somados à inconstância da equipe e à incapacidade do técnico de formar um time base geraram certa impaciência entre os turcos.

Retrospecto nas últimas competições
Os turcos foram uma das surpresas da Copa de 2002. Saíram da briga pelo título apenas nas semifinais ao serem derrotados pela seleção brasileira, e acabaram numa honrosa terceira colocação. Era a coroação de uma era de evolução da seleção turca, que havia conseguido classificação para 3 das últimas 4 grandes competições (Euros 1996 e 2000, e a Copa de 2002). Depois os turcos conseguiram ficar em 2º lugar na fase de grupos das duas eliminatórias seguintes. Porém, fracassaram nas repescagens e acabaram eliminados da Euro 2004 pela Letônia, e da Copa de 2006 pela Suíça.

Jogador-chave
Hamit Altintop, meia do Bayern de Munique-ALE

Maior virtude
Os turcos têm uma boa quantidade de bons meio-campistas. Nomes como Hamit Altintop, Emre Bezologlu, Gokdeniz Karadeniz, Mehmet Aurélio, Ibrahim Uzumlez, Arda Turan, Sabri Sabrioglu têm boa qualidade.

Calcanhar de Aquiles
A inconstância e a falta de confiança dos turcos. As falhas na hora H (nos play-offs das eliminatórias anteriores) e a perda de rendimento na fase final das eliminatórias para a Euro 2008 podem pesar na volta a uma competição internacional depois de seis anos.

Cotação William Hill
40/1

Alemanha
Áustria
Croácia
Espanha
França
Grécia
Holanda
Itália
Polônia
Portugal
República Tcheca
Romênia
Rússia
Suécia
Suíça
Turquia

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo