Sem categoria

Euro 2008 – Suécia

Como se classificou?
Foi segunda colocada no grupo F, com 26 pontos. Começou muito bem as eliminatórias, com quatro vitórias consecutivas, entre elas, um 2 a 0 contra a favorita Espanha. Porém, na reta final, caiu de produção e conseguiu apenas uma vitória em quatro jogos.

Time-base
Isaksson; Nilsson, Mellberg, Majstorovia, Edman; Wilhelmsson, Svensson, Källström, Ljungberg; Ibrahimovic, Allbäck.

Técnico
Lars Lagerbäck, considerado um técnico “tradicionalista”, mesmo sem passar por nenhum grande clube, nem mesmo na Suécia, faz parte da seleção desde 1990. Estreou como treinador ao lado de Tommy Söderberg em 2000 e só assumiu o comando em 2004. É o técnico de maior sucesso após classificar pela primeira vez a “Landslaget” a cinco competições consecutivas (Euro-2000, 2004,2008, Copas do Mundo- 2002, 2006).

Expectativa local
Os suecos sentem-se orgulhosos em ser a única seleção a representar os países nórdicos e a expectativa é grande. Lars, treinador da equipe, afirmou que passar pela fase de grupos é o objetivo, depois “ é jogo por jogo”.

Retrospecto nas últimas competições
Pela quinta vez consecutiva a Suécia participa da mais importante competição de seleções européias, o melhor resultado conquistado foi em 1992, quando, em casa, chegou à semifinal. Na última Euro, a “Landslaget” chegou às quartas-de-final. Em 2006, foi eliminada pela Alemanha e terminou na oitava posição.

Jogador-chave
Zlatan Ibrahimovic, da Internazionale-ITA.

Maior virtude
A força do meio campista Anders Svensson e a qualidade dos principais atletas do elenco, Ljunberg e Ibrahimovic, que vive a melhor fase de sua carreira. Além disso,a seleção conta com a vantagem de não ser apontada como a grande favorita, com isso a responsabilidade diminui sobre os jogadores

Calcanhar de Aquiles
Apesar das boas participações do zagueiro Olof Mellberg, a defesa sueca ainda é um ponto vulnerável da equipe. Se na frente Ibrahimovic é uma referência, atrás os suecos ainda carecem de um líder.

Cotação William Hill
25/1

Alemanha
Áustria
Croácia
Espanha
França
Grécia
Holanda
Itália
Polônia
Portugal
República Tcheca
Romênia
Rússia
Suécia
Suíça
Turquia

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo