Sem categoria

Euro 2008 – Romênia

Como se classificou?
Primeiro lugar do Grupo G, ficou à frente da Holanda (de quem não perdeu nenhuma partida). Fez 29 pontos e perdeu sua única partida (para a Bulgária, em Sófia) quando já estava classificada matematicamente.

Time-base
Lobont; Rat (Contra), Chivu, Tamas e Goian; Nicolita, Codrea, Florentin Petre e Dica; Marica e Mutu

Técnico
Victor Piturca, de 51 anos, classificou a Romênia pela segunda vez para uma Eurocopa, mas vai pela primeira vez ao torneio. Em 2000, saiu depois das eliminatórias, por causa de desavenças com um grupo de jogadores liderados por Gheorghe Hagi. Desta vez, não há o mesmo risco.

Expectativa local
O futebol romeno está renascendo, com crescimento em talentos, infra-estrutura e resultados de clubes e seleção. O retorno a uma grande competição é o primeiro passo para a Romênia voltar a ser uma protagonista internacional.

Retrospecto nas últimas competições
A última grande competição para a qual a Romênia se classificou havia sido a Eurocopa de 2000. Nas últimas três, os romenos caíram nas eliminatórias. Para a Copa de 2002, perderam da Eslovênia na repescagem. Para a Euro 2004, ficaram atrás de Dinamarca e Noruega na chave. Para o Mundial de 2006, os algozes foram Holanda e República Tcheca.

Jogador-chave
Adrian Mutu, atacante da Fiorentina-ITA

Maior virtude
Os romenos aparecem com uma nova geração, que tem talento e vontade de se mostrar tão competitiva quanto a da década de 1990 (estrelada por Hagi, Raducioiu, Dumitrescu, Lacatus, Popescu e Petrescu). Há talentos em todos os setores, como o bom goleiro Lobont, o zagueiro Chivu, o promissor meia-atacante Dica e o atacante Mutu.

Calcanhar de Aquiles
A falta de participações recentes da Romênia em grandes competições internacionais prejudica um pouco a experiência do time. Além disso, o futebol local é um caldeirão de vaidades e confusões envolvendo personagens importantes, dirigentes, políticos e jogadores. Se isso respingar no desempenho da seleção, não seria a primeira vez.

Cotação William Hill
25/1

Alemanha
Áustria
Croácia
Espanha
França
Grécia
Holanda
Itália
Polônia
Portugal
República Tcheca
Romênia
Rússia
Suécia
Suíça
Turquia

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo