Sem categoria

Euro-2008: rodada pode definir até oito vagas

O antepenúltimo dia de jogos das eliminatórias da Eurocopa-2008, nesta quarta-feira, pode definir a classificação de até oito equipes para a fase final. A Alemanha foi a primeira a conquistar em campo sua vaga, sábado passado, juntando-se às anfitriãs Áustria e Suíça.

O empate por 0 a 0 dos alemães com a Irlanda carimbou o passaporte do Nationalelf, que foi a 23 pontos e abriu oito de vantagem para os irlandeses, que ocupam a terceira posição no grupo D. As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam, e a República Tcheca, segunda com 20 pontos, pode ficar com a outra vaga se arrancar pelo menos um ponto da Alemanha em Munique. Se a Irlanda não derrotar o Chipre, em Dublin, os tchecos se classificam com qualquer resultado.

No grupo E, a Inglaterra pode conquistar a vaga caso derrote a Rússia no gramado artificial do estádio Luzhniki, em Moscou. O English Team, que não terá Ashley Cole e provavelmente seguirá sem o capitão John Terry, ocupa a segunda colocação, com 23 pontos. A Rússia aparece em terceiro, com 18, mas tem uma partida a menos e também depende apenas das próprias forças. A Croácia, líder com 26, pode se classificar mesmo sem jogar: basta que a Rússia não some três pontos diante dos ingleses.

A Romênia, líder invicta do grupo G, tem a chance de se classificar com uma vitória fora de casa sobre Luxemburgo, desde que a Bulgária não vença na Albânia. Os romenos, que venceram a Holanda por 1 a 0 no sábado, têm 26 pontos, contra 18 dos búlgaros. A Holanda, segunda colocada com 23, recebe a Eslovênia em Eindhoven.

Atual campeã, a Grécia viaja para enfrentar a Turquia sabendo que garante a vaga com uma vitória, já que aumentaria sua vantagem no grupo C para sete pontos, a duas rodadas do final. Um revés da Turquia seria bem-vindo pela Noruega, que é a terceira colocada, um ponto atrás, e joga fora de casa contra a Bósnia.

A Suécia, que recebe a Irlanda do Norte, se classifica por antecipação com uma vitória. Em primeiro lugar no grupo F, os suecos têm os mesmos 22 pontos da Espanha, que folga na rodada – faz amistoso com a Finlândia -, enquanto a Irlanda do Norte aparece em terceiro com 16.

O grupo B tem Itália e França, finalistas da última Copa do Mundo, mas quem lidera e pode se classificar nesta quarta é a Escócia, que tem 24 pontos, um a mais que os italianos e dois a mais que os franceses. Para isso, os escoceses têm de buscar na Geórgia um resultado melhor do que a França contra a Lituânia, em Nantes. A Itália folga e faz amistoso com a África do Sul.

A Polônia, que lidera o grupo A com 24 pontos, pode se classificar sem jogar, mas depende de uma combinação improvável: derrotas de Portugal e Sérvia nas visitas a Cazaquistão e Azerbaijão, respectivamente. Os poloneses têm 24 pontos, contra 20 de Portugal e Finlândia e 17 da Sérvia. Todas as seleções jogarão duas vezes em novembro, e a última rodada marca Portugal x Finlândia e Sérvia x Polônia.

Áustria e Suíça fazem amistosos contra Costa do Marfim e Estados Unidos, respectivamente. Os dois países-sede se enfrentaram no último sábado, com vitória suíça por 3 a 1.

Confira os jogos desta quarta-feira pelas eliminatórias da Eurocopa:

Grupo A
Cazaquistão x Portugal (12:00, Sportv e RTPi)
Azerbaijão x Sérvia
Bélgica x Armênia

Grupo B
Ucrânia x Ilhas Faroe
Geórgia x Escócia
França x Lituânia (17:00, Sportv e TV5)

Grupo C
Malta x Moldávia
Turquia x Grécia
Bósnia x Noruega

Grupo D
San Marino x País de Gales
Irlanda x Chipre
Alemanha x República Tcheca (16:45, ESPN Internacional)

Grupo E
Rússia x Inglaterra (13:00, ESPN Brasil e TV Esporte Interativo)
Macedônia x Andorra

Grupo F
Dinamarca x Letônia
Liechtenstein x Islândia
Suécia x Irlanda do Norte

Grupo G
Luxemburgo x Romênia
Holanda x Eslovênia
Albânia x Bulgária

Veja a classificação dos grupos da Eurocopa-2008

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo