Sem categoria

Euro 2008 – Croácia

Como se classificou?
Primeira colocada do Grupo E, surpreendeu ao superar – e eliminar na última rodada – a Inglaterra. Fez 29 pontos em 12 jogos, com apenas uma derrota e a respeitável marca de 28 gols marcados.

Time-base
Pletikosa; Simic, Robert Kovac, Simunic e Corluka; Srna, Modric, Niko Kovac e Kranjcar; Olic (Petric) e Eduardo da Silva

Técnico
Slaven Bilic, que disputou a Copa de 1998 pela Croácia, chegou ao comando da seleção sem ter chegado a dirigir um clube. Foi promovido da seleção sub-21 após a eliminação da equipe principal na primeira fase do Mundial de 2006. Tem prezado por um estilo de jogo ofensivo que relembra os melhores dias da ex-república iugoslava.

Expectativa local
A boa campanha nas eliminatórias, concluída com convincente vitória sobre a Inglaterra em Wembley, certamente acendeu a esperança da torcida croata de ver sua seleção passar da primeira fase.

Retrospecto nas últimas competições
Apesar de boas campanhas em eliminatórias, a Croácia vem decepcionando quando as competições começam para valer. Nas Copas de 2002 e 2006 e na Eurocopa de 2004, os croatas foram eliminados na primeira fase. O caso mais grave foi dos Mundiais, quando os balcânicos esbarraram em Equador e México (2002), Japão e Austrália (2006).

Jogador-chave
Eduardo da Silva, atacante do Arsenal-ING

Maior virtude
O time toca a bola com muita facilidade e sabe mudar de ritmo de acordo com a necessidade. Até porque Eduardo é um atacante rápido e pode atuar na base de jogadas em profundidade.

Calcanhar de Aquiles
Os croatas formam uma equipe compacta, mas falta brilhos individuais. Há várias figuras de talento, mas nenhuma se sobressai e pode assumir a responsabilidade em uma partida particularmente complicada.

Cotação William Hill
12/1

Alemanha
Áustria
Croácia
Espanha
França
Grécia
Holanda
Itália
Polônia
Portugal
República Tcheca
Romênia
Rússia
Suécia
Suíça
Turquia

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo