Sem categoria

Euro 2008 – Áustria

Como se classificou?
Não teve de disputar Eliminatórias por ser o país-sede.

Time-base
Manninger; Garics, Prödl, Hiden, Gercaliu; Aufhauser, Sariyar, Weissenberger, Standfest, Ivanschitz; Kuljic.

Técnico
Josef Hickersberger, de 59 anos, assumiu o cargo após o fracasso da equipe nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. Ele havia disputado o Mundial de 1978, na Argentina, e dirigido a seleção em 1990, na Itália. Desde então, seu grande feito foi à frente do Rapid Viena, em 2005, quando foi campeão nacional e chegou à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Expectativa local
Nem mesmo o fato de jogar em casa melhora as expectativas da torcida sobre a participação austríaca na Eurocopa. A seleção vem tendo resultados decepcionantes nos amistosos, e não pode nem dizer que as atuações servem de alento. Em doze partidas este ano, a Áustria venceu apenas uma. A seqüência de nove jogos sem vitória igualou a pior da história da equipe. A preocupação é tanta que levou um grupo de torcedores a criar um site (http://www.rueckgrat.cc) sugerindo que a Áustria desistisse de participar do torneio.

Retrospecto nas últimas competições
Não se classificou para as duas últimas Copas do Mundo nem para a Euro-2004.

Jogador-chave
Andrea Ivanschitz, meia-atacante do Panathinaikos-GRE.

Maior virtude
Se como time a Áustria não empolga, pelo menos há um ou outro destaque individual que pode salvar a lavoura. É o caso do goleiro Manninger, do Siena, e do meia Ivanschitz, do Panathinaikos. Além disso, joga em casa – o que sempre pode fazer uma diferença.

Calcanhar de Aquiles
A pressão de jogar em casa pode, eventualmente, fazer mais mal do que bem para a Áustria, que, salvo resultados surpreendentes até junho, deve chegar à competição em crise de confiança. Em campo, a dupla de zaga não se estabelece e o atacante Kuljic está longe de ser o homem-gol ideal.

Cotação William Hill
80/1

Alemanha
Áustria
Croácia
Espanha
França
Grécia
Holanda
Itália
Polônia
Portugal
República Tcheca
Romênia
Rússia
Suécia
Suíça
Turquia

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo