Sem categoria

Espanha será cabeça-de-chave

A Fifa definiu nesta terça quem serão os cabeças-de-chave da Copa do Mundo. Alemanha, Brasil, Inglaterra, Argentina, França, Itália e as surpresas Espanha e México foram designados em uma cerimônia realizada em Leipzig. O sorteio para a definição dos grupos do Mundial será na próxima sexta.

A definição dos cabeças-de-chave obedeceu aos resultados obtidos pelas seleções nas duas últimas Copas. Também foram levados em consideração a colocação obtida no ranking da Fifa nos últimos três anos.

Pelos critérios adotados, por muito pouco a Itália superou os EUA como último cabeça-de-chave. Mesmo com a excelente campanha nas eliminatórias, a Holanda acabou de fora desta lista por não ter participado da Copa de 2002. Já a Espanha, que conseguiu a vaga apenas na repescagem, teve como grande trunfo o ranking da Fifa, no qual aparece em boas colocações nos últimos anos (3º, 5º e 6º, respectivamente).

Além disso, as demais seleções foram distribuídas nos outros potes para a definição dos grupos da Copa. Sérvia-Montenegro, por ter sido a seleção européia com o pior índice, acabou em um pote especial para evitar que três seleções do continente fiquem na mesma chave no Mundial. Ou seja, cairá no grupo do Brasil, Argentina ou México.

Veja como ficou cada pote:

Pote 2: Austrália, Angola, Gana, Costa do Marfim, Togo, Tunísia, Equador e Paraguai

Pote 3: Croácia, República Tcheca, Holanda, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça e Ucrânia

Pote 4: Irã, Japão, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Costa Rica, Trinidad e Tobago e Estados Unidos

Pote especial: Sérvia-Montenegro

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo