Sem categoria

Escócia surpreende e vence França em Glasgow

O grupo B das eliminatórias da Eurocopa tem se mostrado mais complicado do que os esperado. Além de contar com Itália, França e Ucrânia, todos quadrifinalistas do último Mundial, a chave vê ainda o crescimento da Escócia. Neste sábado, o Tartan Army venceu os franceses por 1 a 0 em Glasgow e assumiu a liderança isolada após três rodadas, com 100% de aproveitamento.

Na partida disputada no Hampden Park, a França foi superior em quase todo o jogo. Com mais capacidade técnica e um time mais veloz, os franceses dominaram o meio-campo e colocaram a defesa escocesa em dificuldades por vários momentos. No primeiro tempo, os Bleus tiveram dois gols – corretamente – anulados.

Aos poucos, a França reduziu seu ritmo e permitiu que a Escócia ganhasse um pouco de espaço. O jogo entrou em uma fase monótona, em que os franceses não se impunham diante de um adversário que usava apenas sua raça e o apoio da torcida.

Até que, aos 22 minutos do segundo tempo, Caldwell aproveitou a cobrança de escanteio para colocar a Escócia em vantagem. O gol despertou a França, que voltou a pressionar em busca do gol. No entanto, os escoceses se fecharam bem e conseguiram manter a vantagem até o final.

Foi a terceira vitória da Escócia na competição. Nas rodadas anteriores, a seleção havia vencido as Ilhas Faroe e a Lituânia. A França segue com seis pontos, na vice-liderança.

Por mais que a Escócia esteja em queda nos últimos anos, o impacto da derrota francesa não é tão grande quanto o péssimo resultado da Inglaterra também neste sábado. Mesmo jogando no Old Trafford, os ingleses não passaram de um empate em 0 a 0 contra a fraca Macedônia.

O English Team dominou a partida, mas sofreu com a falta de criatividade do meio-campo. Os atacantes tiveram poucas oportunidades durante o jogo, ainda que os ingleses tenham acertado a trave macedônia duas vezes. O resultado é bom para Rússia, Israel e Croácia, adversários diretos da Inglaterra na grupo E.

Em outros jogos pelas eliminatórias da Euro 2008, Armênia e Finlândia ficaram no 0 a 0 e a Moldaávia empatou com a Bósnia-Herzegovina em 2 a 2. A rodada havia sido aberta com a goleada de República Tcheca e Eslováquia sobre San Marino e País de Gales e o empate entre Rússia e Israel.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo