Sem categoria

Em dia de França x Portugal, vale lembrar a aula de futebol-arte que Zidane deu na semifinal de 2000

Zidane teve uma das maiores atuações da carreira, colecionando lances mágicos contra Portugal

A atuação memorável de Zinédine Zidane contra o Brasil na Copa do Mundo de 2006 possui um paralelo na Eurocopa: a semifinal contra Portugal em 2000. Aquele foi o jogo em que Zizou flutuou em campo na competição continental, apresentando um repertório incrível de dribles, passes, domínios e jogadas de classe. Se a final de 2016 ou mesmo a semifinal de 1984 acabam sendo jogos mais lembrados de França x Portugal na Euro, aquele embate há 21 anos também guardou uma partidaça. E, melhor, com uma noite tão memorável de um dos jogadores mais talentosos da história.

A vitória da França por 2 a 1 em Bruxelas seria decidida apenas na prorrogação, e de virada. Portugal saiu em vantagem com Nuno Gomes, num primeiro tempo morno dos Bleus – mas já acima da média de Zizou. Na segunda etapa, Thierry Henry empatou aos franceses. Por fim, na prorrogação, Zidane marcou o gol de ouro cobrando pênalti e decretou a classificação da França. Já na decisão, a equipe ainda mais forte que a da Copa de 1998 conquistou a taça derrotando a Itália também no gol de ouro.

Em dia de França x Portugal pela Eurocopa, vale ver e rever os lances magistrais de Zidane em Bruxelas. Sua classe vai muito além do pênalti bem cobrado que decretou o triunfo.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo