Dumitrescu: Glórias e Polêmicas

Quando estiver em Buenos Aires ou até mesmo conversando com algum colega argentino, não cite o nome de Ilie Dumitrescu, ao falar sobre a Copa de 1994. Dumitrescu foi o principal responsável pela eliminação dos hermanos nos Estados Unidos. Mas a carreira dele não foi apenas isso.

O romeno começou sua trajetória no Steaua de Bucareste aos 9 anos, na academia do clube. Os treinadores da base sempre ressaltavam suas qualidades e acreditavam no seu futuro como jogador.

Elogiado por todos, estreou no Steaua na temporada 1986-87, mas como era muito jovem, foi enviado para o pequeno time do Olt, para adquirir experiência. E foi lá onde teve as oportunidades de jogar e mostrar seu talento, para depois retornar a capital romena mais preparado.

Retorno a Bucareste

Dumitrescu jogou muito bem pelo Olt e, com isso, teria mais chances no time treinado por Anghel Iord?nescu. Fato comprovado. Dumitrescu não só ganhou oportunidades, como as aproveitou muito bem. Depois de um tempo, o jogador começou a comprovar o que seus treinadores diziam quando dava seus primeiros chutes.

Não demorou para que fosse convocado para a seleção da Romênia. A estreia foi em 1989, em um amistoso contra a Grécia, quando Dumitrescu entrou durante o jogo. O jogador esteve no elenco da Copa de 1990, na Itália, ficou no banco em duas partidas, mas não atuou. A Romênia foi eliminada ainda na 1ª fase, após um empate sem gols contra a Argentina.

Após a Copa, Dumitrescu ganhou destaque, já não era apenas qualquer um no elenco do Steaua, fazia gols importantes, na seleção também, quando fez quatro gols em 10 jogos nas Eliminatórias para a Copa dos EUA.

E foi deste modo que foi para o outro lado do Atlântico, como destaque do time, ao lado de Hagi, que havia sido companheiro dele em Bucareste, na época, recém-contratado pelo Barcelona.

A Copa de 1994

Ilie até atuou bem nos primeiros jogos, mas parecia preso, não estava tão a vontade como em seu clube. Mas aí veio a Argentina. Jogo válido pelas oitavas de final. A expectativa era de um jogo tenso. E foi nessa partida que Dumitrescu apareceu.

Fez um a zero com um chute de fora da área. Depois, quando os Hermanos empataram, fez o segundo gol em seguida. No 2º tempo, deu a assistência para o 3º gol, marcado por Hagi. A Argentina ainda diminuiu, mas o resultado de 3 a 2 serviu para vingar a eliminação na Copa do Mundo da Itália.

Mesmo com a derrota para a Suécia nas quartas de final, nos pênaltis, a Romênia havia realizado sua missão. E Dumitrescu havia chamado a atenção do mundo. Os dirigentes do Tottenham Hotspur entraram em contato com Dumitrescu para contratá-lo. Mas logo depois de sua contratação, denúncias de envolvimento com prostituas em Londres fizeram sua carreira ruir.

A queda

O jornal inglês News of the World publicou a notícia do envolvimento de Dumitrescu com uma prostitua dias após a sua contratação. Sem sequer ter estreado pelos Spurs, Dumitrescu foi emprestado para o Sevilla, até como forma de acalmar os ânimos. Lá conseguiu jogar bem, mas o time não tinha a quantia necessária para contratá-lo.

Teve de retornar a White Hart Lane e atuou em 18 jogos, em duas temporadas, sendo contratado pelo América do México. Após uma passagem somente regular, foi para o Atlante, até retornar ao Steaua, para encerrar prematuramente sua carreira no ano de 1998, aos 29 anos de idade.

Depois de se aposentar, Dumitrescu se envolveu com duas áreas relativas ao esporte: foi agente de jogadores e treinador, mas sem ter sucesso nas equipes onde comandou – seu último time foi o Panthrakikos, rebaixado na última temporada do Campeonato Grego. Atualmente também se dedica a outra paixão: a arte. Dumitrescu mantêm uma galeria na capital romena.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo