Don Juan (o outro)

Complementando o post abaixo, do Ubiratan, lembro uma personagem de ficção, Don Juan, não o conquistador, mas o mago mexicano de Carlos Castañeda. Dizia Don Juan que os inimigos do homem são quatro. Não me lembro nunca do terceiro, mas os que importam para o assunto são os dois primeiros (o quarto, a propósito, é a morte).

O primeiro é o medo. Quando teme, o homem não avança. Deste mal, o São Paulo não sofre mais, como sofreu na Libertadores. O segundo inimigo, porém, é a confiança. Ao superar o medo, o homem tende a subestimar os perigos, a achar que pode superar com facilidade qualquer obstáculo.

As vitórias fora de casa sobre Grêmio e Botafogo foram bastante expressivas, e permitem apontar o São Paulo como grande favorito ao título. Nunca é demais, entretanto, lembrar que nem o primeiro turno acabou. Se achar que o Brasilerão já era, o São Paulo vai dançar. Sua torcida já acha, o que pode começar a colocar uma pressão desmedida sobre o time. Até por falta de adversários, o Tricolor é forte favorito. Que se cuide, então, com o inimigo interno.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo