Costa Rica surpreende e derrota Bolívia

A Bolívia entrou em campo nesta quinta-feira em Jujuy contra o time de jovens da Costa Rica olhando para a possibilidade de ser vice-líder do Grupo A. O time sub-22 da Costa Rica, porém, surpreendeu os bolivianos, que erraram muito defensivamente e acabaram derrotados por 2 a 0.
Depois de conseguir um grande resultado contra a Argentina e de novo tropeço da seleção anfitriã, a Bolívia entrou em campo sabendo que uma vitória praticamente classificava o time para as quartas de final da Copa América. Por isso, o técnico Gustavo Quinteros mudou a escalação do time, colocando o atacante Juan Carlos Arce no time.
O time ainda contou com o apoio das arquibancadas. Isso porque o jogo foi realizado no estádio 23 de outubro, em San Salvador de Jujuy, no noroeste argentino. Apesar de muito distante de Buenos Aires, a cidade fica próxima à fronteira com a Bolívia, o que fez muitos bolivianos poderem estar no estádio.
A primeira boa chance do jogo veio aos 12 minutos. Luis Gutiérrez achou Juan Carlos Arce em velocidade dentro da área e o atacante girou e bateu de canhota, Marcelo Moreno se jogou na bola, mas a bola passou por todo mundo e foi para fora.
Aos 27 minutos, a Costa Rica teve uma chance de abrir o placar. David Gusmán cobrou falta, a bola ficou na barreira, voltou e ele tocou para Pedro Leal ir à linha de fundo e cruzar para Josué Martínez cabecear, mas o zagueiro acompanhou e a cabeçada acabou batendo nele e indo por cima do gol.
Em um bom lance pela esquerda, aos 42 minutos, boa tabela entre Jhasmani Campos e Juan Carlos Arce, que terminou em cruzamento deste último para Marcelo Moreno, que furou de forma bisonha.
No segundo tempo, a primeira chance de gol foi da Bolívia. Em cobrança de falta próxima à área, Marcelo Moreno cobrou com muito perigo e fez o goleiro Leonel Moreira ter que mandar para linha de fundo, cedendo escanteio.
Pressionando mais, a Bolívia chegou de novo aos sete minutos. Lorgio Álvarez recebeu com liberdade pelo lado direito e chutou, mas a bola desviou e bateu na trave antes de sair. O time passava a tentar pressionar mais e aos 11 Arce aproveitou o espaço aberto e arriscou de fora da área, mas mandou por cima.
Um minuto depois, a Costa Rica teve um bom contra-ataque com um lançamento logo para Heiner Mora, que ficou em dúvida se chutava ou passava e bateu muito longe do gol. Pouco depois, aos 14 minutos, veio o gol da Costa Rica.
Lançamento pelo lado esquerdo do ataque costa-riquenho, Guevara recebeu com liberdade, a zaga dormiu e ele fintou o zagueiro e chutou forte. O goleiro Carlos Arias defendeu, mas no rebote Josué Martínez mandou para o gol: 1 a 0 Costa Rica.
Pouco depois do gol, o atacante Joel Campbell fez linda jogada pela esquerda como um ponta, passou por dois adversários e acabou derrubado por Roland Rivero. Na cobrança, o próprio Campbell chutou muito bem e a bola foi na trave.
A Costa Rica teve uma chance de ouro para matar o jogo. Em um novo contra-ataque, o autor do primeiro gol, Martínez, recebeu livre, avançou, furou o chute incrivelmente, mas ainda ficou com a bola e tocou para Mora, que chutou e Ronald Rivero tirou com o braço. Acabou expulso de campo. Pênalti para os costa-riquenhos.
O atacante Guevara foi para a cobrança, jogou para o canto direito e o goleiro Arias foi buscar. No rebote, Guevara tentou novamente o chute e Arias conseguiu nova defesa. Parecia um milagre para os bolivianos.
Só que a situação ficou ainda mais complicada para a Bolívia quando Campbell, bem no jogo, simulou ter sido agredido por Wálter Flores. O juiz expulsou o boliviano de campo, deixando o time do técnico Gustavo Quinteros com apenas nove em campo. Na cobrança da falta, David Gusmán mandou na trave.
Só que o gol não demoraria a sair. A defesa boliviana falhou de novo, os costa-riquenhos conseguiram chegar com quatro na frente contra quatro defensores e o atacante Campbell recebeu na frente, puxou da esquerda para o meio e tocou com muita tranquilidade pelo chão, no canto do goleiro, para marcar o segundo gol do time praticamente sub-22 da Costa Rica.
O resultado coloca a Costa Rica como segunda colocada do Grupo A da Copa América, com três pontos. A líder é a Colômbia, com quatro pontos após o empate com a Argentina, que é apenas a terceira colocada. A Bolívia, com um ponto, fica na lanterna.
Na última rodada, a Bolívia enfrentará a Colômbia precisando vencer para tentar a classificação. A Costa Rica jogará pelo empate com a Argentina para ficar com uma das vagas do grupo e até mesmo poder eliminar os anfitriões, em caso de vitória boliviana sobre os colombianos.
Colômbia e Bolívia se enfrentam no domingo, enquanto Argentina e Costa Rica fecham o grupo na segunda-feira.
Ficha técnica
Bolívia 0x2 Costa Rica
Local: Estádio 23 de Agosto, em San Salvador de Jujuy (ARG)
Data: 07 de julho, quinta-feira
Cartões amarelos: Marcelo Moreno, Ronald Rivero, Jhasmany Campos (Bolívia), David Guzmán, Óscar Duarte (Costa Rica)
Cartão vermelho: Ronald Rivero, Wálter Flores (Bolívia)
Gols: Josué Martínez aos 14’/2T, Joel Campbell aos 33’/2T (Costa Rica)
Bolívia
Carlos Erwin Arias; Lorgio Álvarez, Roland Raldes, Ronald Rivero e Luis Gutiérrez; Wálter Flores, Jaime Robles (José Chávez aos 22’/2T), Jhasmani Campos (Ronaldo García aos 35’/2T) e Edivaldo Rojas (Alcides Peña aos 22’/2T); Juan Carlos Arce e Marcelo Moreno. Técnico: Gustavo Quinteros
Costa Rica
Leonel Moreira; Óscar Duarte, Johnny Acosta, Francisco Calvo e José Salvatierra; David Gusmán, Pedro Leal, Heiner Mora (José Cubero aos 37’/2T) e Josué Martinez (César Elizondo aos 36’/2T); Diego Madrigal (Allen Guevara no intervalo) e Joel Campbell. Técnico: Ricardo La Volpe


