Sem categoria

Copa Uefa completa quadro dos classificados

A fase de grupos da Copa Uefa foi encerrada nesta quinta-feira, com a definição dos últimos seis classificados. Nuremberg e Zenit S. Petersburg, no grupo A, Aberdeen, no B, Fiorentina e AEK, no C, e Brann, no D, completam o quadro dos 32 times que disputarão a terceira fase, incluindo os oito terceiros colocados da Liga dos Campeões.

No grupo A, o Everton venceu o AZ por 3 a 2, fora de casa, eliminando o time holandês e fechando a fase com 100% de aproveitamento. O resultado ainda classificou o Zenit, que já havia encerrado seus compromissos com 5 pontos, já que o AZ terminou com 4. A segunda posição foi para o Nuremberg, que venceu por 3 a 1 o eliminado Larissa, na Grécia, chegando a 7 pontos.

O AZ se complicou logo no início da partida, já que Andy Johnson marcou para o Everton aos 2 minutos. Aos 16, o italiano Graziano Pellé deixou tudo igual. Pouco antes do intervalo, Phil Jagielka colocou os visitantes novamente em vantagem. Kew Jaliens deu esperanças ao AZ aos 20 do segundo, mas James Vaughan marcou aos 34 e decretou a quarta vitória do Everton.

O Larissa queria se despedir honrosamente, e saiu na frente com gol de Jozef Kozlej aos 11 minutos. O Nuremberg só empatou aos 45, com Ivan Saenko. Na etapa final, o eslovaco Marek Mintal, aos 12, e o grego Angelos Charisteas, aos 28 minutos, decretaram a classificação da equipe alemã.

A classificação do Aberdeen foi conquistada com surpreendente autoridade. O time escocês goleou o Kobenhavn, que só precisava do empate, por 4 a 0, e acabou com o terceiro lugar no grupo B. Depois de um primeiro tempo sem gols, James Smith abriu vantagem de 2 a 0 na segunda parte, aos 2 e aos 10 minutos. Mikael Antonsson, contra, e Richard Foster completaram a goleada.

O Atlético de Madrid terminou com o primeiro lugar fazendo 2 a 1, de virada, sobre o Panathinaikos, em duelo de classificados. O português Simão Sabrosa fez o gol da vitória cobrando falta, nos acréscimos do segundo tempo. Dimitrios Salpingidis havia aberto o placar para os gregos na primeira parte, e Luis García empatado aos 29 da segunda. Aos 36, o colchonero Raúl García foi expulso.

O Villarreal, que era o único garantido antecipadamente no grupo C, foi outro espanhol a concluir esta fase como primeiro colocado. O Submarino Amarelo venceu o AEK por 2 a 1, na Grécia. O AEK se classificou mesmo assim, beneficiado pela vitória por 2 a 1 da Fiorentina sobre o Mladá Boleslav, que assegurou o time italiano.

O francês Rio-Antonio Mavuba marcou para o Villarreal aos 40 minutos do primeiro tempo. Rivaldo empatou aos 23 do segundo, mas logo no minuto seguinte o dinamarquês Jon Dahl Tomasson definiu a vitória dos visitantes.

Em Florença, Christian Vieri saiu do banco de reservas para dar os três pontos à Fiorentina, que acabou em segundo. O experiente atacante marcou aos 22 minutos da etapa final, pouco depois de Jan Rajnoch empatar para o Mladá Boleslav. No primeiro tempo, Adrian Mutu havia aberto o placar cobrando pênalti.

No grupo D, o Brann, que terminou com 4 pontos, contou com o empate por 1 a 1 entre Rennes e Dinamo Zagreb para manter o terceiro lugar e levar a última vaga. Os dois times precisavam vencer e ultrapassar o Brann pelo saldo de gols, mas acabaram morrendo abraçados com o gol de Stéphane Mbia para o Rennes aos 43 do segundo tempo. Ognjen Vukojevic fez o gol do Dinamo

Hamburg e Basel, que empataram também por 1 a 1, já estavam classificados, e o time alemão terminou em primeiro. Reto Zanni, do Basel, foi expulso no início do segundo tempo, mas os suíços marcaram aos 13 minutos com Ivan Ergic. Aos 28, Ivica Olic decretou a igualdade.

O sorteio dos confrontos da terceira fase será nesta sexta-feira. Os primeiros colocados dos grupos enfrentam os terceiros de outros, e os segundos pegam os times vindos da Liga dos Campeões. Não podem se enfrentar times que estiveram no mesmo grupo ou times do mesmo país.

Confira os resultados desta quinta-feira:

Grupo A
AZ 2×3 Everton
Larissa 1×3 Nuremberg

Grupo B
Aberdeen 4×0 Kobenhavn
Atlético de Madrid 2×1 Panathinaikos

Grupo C
AEK 1×2 Villarreal
Fiorentina 2×1 Mladá Boleslav

Grupo D
Hamburg 1×1 Basel
Rennes 1×1 Dinamo Zagreb

Veja a classificação final dos grupos

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo