Copa Uefa 2007/8

Há quem diga que a Copa Uefa é a segunda divisão da Europa, mas o argumento não se sustenta ao observar a lista de participantes da fase de grupos. Antigos campeões europeus, como Bayern de Munique, Hamburg e Estrela Vermelha, e vices, como Atlético de Madrid, Panathinaikos e Bayer Leverkusen, enriquecem o cartel da competição.

A Trivela e o Futebol Europeu apresentam, em três partes, os oito grupos da competição. Nas semanas anteriores, foram apresentados os grupos A, B, C, D e E. Nesta quinta, dia 25, quando se disputa a primeira rodada, apresentamos os grupos restantes – F, G e H.

Ao contrário da Liga dos Campeões, a Copa Uefa propriamente dita (superadas as fases preliminares) não começa diretamente nos grupos. Oitenta times disputaram a primeira fase, em jogos de ida e volta, e metade ficou pelo caminho. A degola incluiu um nome ilustre, como o Ajax, e ainda teve outras surpresas, como a queda de três dos quatro representantes italianos.

A maior surpresa foi o ótimo desempenho dos times gregos. A classificação do AEK, que veio da terceira preliminar da Liga dos Campeões, e do Panathinaikos já era esperada, mas os outros três helênicos superaram adversários mais fortes no papel. Larissa, Aris e Panionios passaram por Blackburn, Zaragoza e Sochaux, respectivamente.

Para alguns times, a trajetória rumo aos grupos começou cedo, em julho. É o caso dos times que disputaram a Copa Intertoto, que classificou 11 equipes para a segunda fase preliminar da Copa Uefa. Apenas três seguem na competição: Atlético de Madrid, Hamburg e Aalborg. Quem chegar mais longe será designado “campeão” da Intertoto, como aconteceu na temporada passada com o Newcastle.

Os 40 times estão divididos em oito grupos de cinco, disputados em turno único. Cada equipe faz duas partidas em casa e duas como visitante, e a tabela é feita de forma a evitar jogos em condições climáticas ruins nas últimas rodadas, em dezembro.

Os três primeiros colocados de cada grupo passam à fase seguinte, quando se juntam os oito terceiros colocados da Liga dos Campeões. O primeiro critério de desempate nos grupos não é o confronto direto, como na LC, mas o saldo de gols, já que as equipes só se enfrentam uma vez.

A partir de fevereiro, os 32 sobreviventes passam a disputar em jogos de ida e volta os bilhetes para a final, marcada para o dia 14 de maio, no estádio City of Manchester.

Conheça os oito grupos e leia mais sobre as chances de cada time:

Grupo A
AZ (Holanda), Zenit S. Petersburg (Rússia), Everton (Inglaterra), Nuremberg (Alemanha), Larissa (Grécia)

Grupo B
Panathinaikos (Grécia), Lokomotiv Moscou (Rússia), Atlético de Madrid (Espanha), Kobenhavn (Dinamarca), Aberdeen (Escócia)

Grupo C
Villarreal (Espanha), AEK (Grécia), Fiorentina (Itália), Mladá Boleslav (Rep. Tcheca), Elfsborg (Suécia)

Grupo D
Basel (Suíça), Hamburg (Alemanha), Rennes (França), Dinamo Zagreb (Croácia), Brann (Noruega)

Grupo E
Bayer Leverkusen (Alemanha), Sparta Praga (Rep. Tcheca), Spartak Moscou (Rússia), Toulouse (França), Zürich (Suíça)

Grupo F
Bayern Munique (Alemanha), Bolton (Inglaterra), Braga (Portugal), Estrela Vermelha (Sérvia), Aris (Grécia)

Grupo G
Anderlecht (Bélgica), Tottenham (Inglaterra), Getafe (Espanha), Hapoel Tel-Aviv (Israel), Aalborg (Dinamarca)

Grupo H
Bordeaux (França), Austria Viena (Áustria), Galatasaray (Turquia), Panionios (Grécia), Helsingborg (Suécia)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo