Sem categoria

Copa Uefa 2007/8 – Grupo A

AZ (Holanda)
Zenit S. Petersburg (Rússia)
Everton (Inglaterra)
Nuremberg (Alemanha)
Larissa (Grécia)

Barbada: O Everton está mais maduro que dois anos atrás, quando participou da competição pela última vez e nem conseguiu chegar aos grupos, caindo contra o Dinamo Bucareste na primeira fase. O time de David Moyes conta com bons jogadores em todos os setores – como Lescott e Baines, na defesa, Arteta, no meio-campo, Yakubu e Andy Johnson no ataque – e não deve ter problemas para garantir uma das vagas na próxima etapa.

Boas chances: O Zenit poderia até ser colocado como barbada, mas um ponto deve pesar contra o time: o fato de estar em final de temporada na Rússia e brigando ponto a ponto com o Spartak Moscou pelo título. De qualquer forma, tem a seu favor o fato de enfrentar Nuremberg e AZ, dois adversários diretos, em casa. O AZ, que foi semifinalista em 2005, deve se beneficiar da experiência européia acumulada nos últimos anos, quando foi uma espécie de quarta – ou até terceira – força do futebol holandês. Mesmo que o time tenha caído um pouco de rendimento na atual temporada, ainda é uma aposta razoavelmente segura.

Corre por fora: O Nuremberg tinha altas expectativas para esta temporada após a conquista da Copa da Alemanha, mas começou a Bundesliga muito mal e, atualmente na penúltima colocação, deve se ver obrigado a concentrar esforços na competição nacional.

Azarão: O Larissa já havia causado surpresa com a vitória sobre o Panathinaikos, na final da Copa da Grécia. Na primeira fase da Copa Uefa, o time obteve um feito ainda mais inesperado, eliminando os ingleses do Blackburn. Nos grupos, o que vier é lucro, mas há a esperança de juntar alguns pontinhos que mantenham o time vivo até a última rodada, quando recebe o Nuremberg.

Craque do grupo: O volante ucraniano Anatoliy Tymoschuk, do Zenit, tornou-se o jogador mais caro da liga russa ao se transferir do Shakhtar Donetsk por € 15 milhões, em janeiro. Tymoschuk tem a combinação ideal sobre poder de marcação e capacidade de saída para o jogo, e já é visto como líder na equipe de São Petersburgo.

O jogo mais interessante: O confronto Zenit x AZ, dia 25 de outubro, na Rússia, colocará frente a frente dois ex-técnicos da seleção holandesa: Dick Advocaat, do Zenit, e Louis van Gaal, do AZ. Será ainda um bom termômetro sobre as chances dos dois times.

Quem tem história na Europa:

– Everton, campeão da Recopa em 1985
– AZ, finalista da Copa Uefa em 1981

Veja mais:

Apresentação
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Grupo G
Grupo H
Tabela

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo