Sem categoria

Chelsea tenta espantar zebra para seguir na LC

O Chelsea tem de confirmar seu favoritismo sobre o Cluj nesta terça-feira, em Stamford Bridge, para não correr o risco de sofrer uma surpreendente eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões. Em segundo lugar no grupo A, o time de Luiz Felipe Scolari se classifica com uma vitória – do contrário, terá de esperar que o Bordeaux não vença a Roma na capital italiana, no outro jogo do dia.

Invicto em casa há 14 jogos na LC, o Chelsea perdeu a chance de confirmar sua vaga de forma antecipada ao empatar por 1 a 1 com o Bordeaux, na França. Os Blues têm 8 pontos, contra 9 da líder Roma e 7 do Bordeaux. O Cluj tem 4 pontos, mas está fora até da briga pela vaga na Copa Uefa, já que perdeu os dois jogos para os franceses, levando desvantagem no confronto direto.

Expulso contra o Bordeaux, o meia Frank Lampard será o principal desfalque para Scolari. No Cluj, a lista de baixas é maior. Além do meia Eugen Trica, que acertou sua transferência para o Anorthosis Famagusta, o técnico italiano Maurizio Trombetta não terá os zagueiros Tony e André Galiassi, o meio-campista Alin Minteuan e o atacante Didi, todos lesionados.

No estádio Olímpico, que será palco da final em maio de 2009, a Roma precisa apenas de um empate com o Bordeaux para se garantir nas oitavas-de-final. O retorno à forma do capitão Francesco Totti e o crescente entrosamento com o brasileiro Júlio Baptista têm ajudado o time a se recuperar do mau começo de temporada. Nesta terça, os dois podem ter a companhia do montenegrino Mirko Vucinic, recuperado da lesão no joelho que o tirou da vitória por 1 a 0 sobre o Chievo, no último sábado.

Caso Vucinic retorne ao time titular, deve ocupar a vaga do francês Jérémy Ménez, que marcou o gol da vitória em Verona. Por outro lado, continuam de fora os meio-campistas David Pizarro e Alberto Aquilani e o lateral-esquerdo Max Tonetto, todos com problemas físicos.

Para o Bordeaux, a única opção é vencer a partida. O técnico Laurent Blanc conta com o retorno do goleiro Ulrich Ramé, que passou cinco semanas afastado por causa de uma lesão na virilha.

Disputa de vaga em Atenas

O grupo B, que tem a Internazionale já garantida nas oitavas-de-final, com 8 pontos, define a outra vaga no confronto direto entre Panathinaikos e Anorthosis, em Atenas. O Panathinaikos tem 7 pontos e joga pelo empate, enquanto o Anorthosis, com 6, precisa vencer. A Inter visita o Werder Bremen, que tem 4 pontos e ainda sonha com a classificação para a Copa Uefa. Os 'nerazzurri' de José Mourinho tentam confirmar o primeiro lugar na chave.

A preparação do Anorthosis foi conturbada, por causa da prisão do então presidente Andreas Panteli, sob suspeita de roubar dinheiro do clube. O escândalo levou à renúncia de Panteli. Em campo, o técnico Temur Ketsbaia pode ter perdido um de seus principais jogadores: o meia-atacante Sávio, que sentiu o joelho na derrota por 1 a 0 para o APOEL, pelo campeonato nacional.

O Panathinaikos, que tem os brasileiros Gabriel e Gilberto Silva entre os destaques, se recuperou de duas derrotas nos primeiros jogos do grupo, e chega em boa posição à última rodada após arrancar uma surpreendente vitória por 1 a 0 sobre a Inter em Milão.

No grupo C, tudo já está decidido, com o Barcelona em primeiro, o Sporting em segundo, o Shakhtar Donetsk na Copa Uefa e o Basel eliminado. Cumprindo tabela, o Barça recebe o Shakhtar, enquanto o Sporting vai à Suíça enfrentar o Basel.

O grupo D ainda tem a disputa do primeiro lugar entre Atlético de Madrid e Liverpool, ambos com 11 pontos. O Atlético pega o Olympique de Marselha, na França, e o Liverpool encara o PSV, em Eindhoven. Iguais no confronto direto, os dois classificados decidem a liderança no saldo de gols caso terminem com a mesma pontuação. O Atlético tem 5 gols de saldo, e o Liverpool 4.

Para Olympique e PSV, ambos com 3 pontos, vale a vaga na Copa Uefa. O time francês leva vantagem no confronto direto, portanto precisa somar o mesmo número de pontos que o PSV na rodada para terminar em terceiro.

Veja os jogos desta terça-feira pela última rodada da Liga dos Campeões:

Grupo A
Roma x Bordeaux (17:45, ESPN Brasil)
Chelsea x Cluj (17:45, ESPN Internacional)

Grupo B
Werder Bremen x Internazionale
Panathinaikos x Anorthosis Famagusta

Grupo C
Basel x Sporting
Barcelona x Shakhtar Donetsk

Grupo D
Olympique de Marselha x Atlético de Madrid
PSV x Liverpool

Clique aqui e confira a classificação dos grupos da LC.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo