Sem categoria

Chefe do futebol italiano ameaça interromper campeonatos

O comissário extraordinário da federação italiana de futebol (FIGC), Luca Pancalli, ameaça interromper todos os campeonatos do país em resposta aos incidentes de violência do último fim de semana. No mais grave deles, o dirigente Ermanno Licursi, da Sammartinese, morreu no sábado após se envolver em uma briga generalizada no final da partida contra a Cancellese, na cidade de Luzzi, pela liga regional de Cosenza.

´´Estamos em guarda´´, disse Pancalli em nota oficial. ´´Para defender os árbitros e a imagem do futebol, estou pronto a tomar medidas drásticas. Quero esperar que, com a contribuição de todos, dirigentes, técnicos e jogadores em campo, mas também os verdadeiros torcedores e apaixonados por futebol nas arquibancadas, possa se restabelecer um clima de esportividade e respeito que evite a paralisação dos campeonatos. É inaceitável que nos campos de futebol se continue a assistir a agressões e episódios de violência que nada têm a ver com o esporte´´.

No domingo, um torcedor do Livorno precisou levar 20 pontos na cabeça após ser atacado por torcedores da Fiorentina, antes do clássico da Toscana no estádio Artemio Franchi. Em Bérgamo, a polícia entrou em conflito com torcedores da Atalanta que tentaram atacar ônibus que transportavam torcedores do Catania. O jogo da Série D entre Genzano e Normanna foi suspenso depois que o assistente de arbitragem Alessandro Cesario foi atingido por um objeto lançado das arquibancadas.

´´À sincera solidariedade por Alessandro Cesario se une a mais firme condenação de toda a FIGC contra a nova onda de violência que ofende milhões de torcedores e apaixonados. São alvos sobretudo os árbitros e assistentes, chamados a garantir a cada fim de semana, em todo o país, o desenvolvimento normal de cerca de 15 mil partidas. Esquece-se com muita freqüência que, sem árbitros e assistentes, os campeonatos não poderiam prosseguir; sobretudo em nível regional e local, somente sua paixão e senso de responsabilidade permitem que as partidas se desenvolvam com pontualidade e regularidade´´, conclui a nota.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo