Sem categoria

Cannavaro é o melhor de 2006

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira em Zurique, a Fifa escolheu Fabio Cannavaro como o melhor jogador de 2006. Zinedine Zidane ficou em segundo lugar, e Ronaldinho Gaúcho foi apenas o terceiro.

Cannavaro completou 2006 com mais um troféu. Antes, ele havia ficado com a Bola de Ouro, prêmio oferecido pela revista France Football ao melhor jogador do ano na Europa. Em entrevista coletiva, o defensor do Real Madrid aproveitou para desabafar e responder aos comentários negativos que recebeu após ficar com a premiação dada pela publicação francesa.

“É uma espécie de revanche, ainda que não acredite ter sido uma crítica pessoal, pois não sou antipático. Houve reclamações por terem dado o prêmio a um defensor. Espero que isto [o prêmio da Fifa] cale todos aqueles que me criticaram”, disse o zagueiro. Nunca um defensor havia ficado com o troféu. ´É muito bom ganhar esse prêmio, depois de todos os problemas que o futebol italiano enfrentou. Acredito que ele pode ser um sinal do renascimento de nosso futebol´, completou Cannavaro.

Inicialmente, a Fifa elaborou uma lista com 30 candidatos, a partir da qual técnicos e capitães de cada seleção filiada à entidade deram seus votos. Cada ‘eleitor’ escolheu três nomes e não poderia votar em um atleta de sua própria equipe. Em seguida, no final de novembro, o nome dos três que receberam a maior votação foi divulgado.

Zidane tentava se tornar o primeiro jogador a receber o prêmio pela quarta vez. Antes, ‘Zizou’, que encerrou sua carreira após a Copa, havia vencido em 1998, 2000 e 2003 e está empatado com Ronaldo no número de conquistas. Zidane também ficou com o prêmio da Fifa de melhor atleta da última Copa.

Já Ronaldinho ganhou o troféu nos dois últimos anos e buscava ser o primeiro atleta a ganhá-lo três vezes consecutivas. Pelo menos, o meia do Barcelona ganhou um prêmio neste ano: foi considerado pela Fifpro, sindicato dos futebolistas profissionais, como o melhor jogador da temporada 2005/6.

Se, no masculino, Ronaldinho Gaúcho não levou, no feminino a brasileira Marta foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2006. A jogadora já havia sido indicada duas outras vezes ao prêmio, em 2004 e 2005, mas não ganhou. Neste ano, ela superou a norte-americana Kristine Lilly e a alemã Renate Lingor.

Na cerimônia, também foram entregues as premiações aos três melhores da última Copa (na ordem, Zidane, Cannavaro e Andrea Pirlo), aos artilheiros do Mundial (Miroslav Klose, Hernán Crespo e Ronaldo, respectivamente) e ao melhor goleiro da competição (Gianluigi Buffon). O prêmio Fair Play foi entregue aos torcedores, por sua presença e bom comportamento na Copa da Alemanha.

Foto: Divulgação/Fifa-Fotonet

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo