Sem categoria

Braga e Dynamo Kiev fazem duelo indefinido da LE

As quartas de final da Liga Europa na semana passada ficaram com gosto de semifinal. Isso porque Villarreal, Porto e Benfica golearam e apenas Braga e Dynamo Kiev empataram, deixando o confronto aberto para essa quinta-feira, em Portugal.

Os portugueses estão em alta na competição. O Porto, antecipadamente campeão português, passou sem dificuldades pelo Spartak Moscou por 5 a 1. Com isso, pode perder até por três gols de diferença que ainda avança. Se o Spartak Moscou devolver o resultado, vamos para a prorrogação. O mesmo acontece com o Benfica, que goleou o PSV também por 5 a 1, e com o Villarreal, que fez este placar no Twente.

O único confronto que manteve o equilíbrio na partida de ida foi entre Dynamo Kiev e Braga. Os times ficaram no 1 a 1 e, em Portugal, o confronto está aberto. Os dois times entram em campo em Portugal com o time da casa classificado. Se terminar 0 a 0, os portugueses avançam. Se terminar em empate por 2 a 2 ou mais, o Dynamo Kiev se classifica. Vitória para qualquer lado classifica o vencedor.

A tradição aponta para o Dynamo Kiev, que foi semifinalista na Liga dos Campeões de 1998-99, quando o time de Andriy Shevchenko, então com 22 anos, foi eliminado pelo Bayern Munique. O mesmo Shevchenko, aos 34 anos, foi personagem central na partida de ida. O atacante entrou no segundo tempo, tomou dois amarelos e foi expulso. Com isso, é desfalque para o jogo de volta.

A tradição pode ser maior para o Dynamo Kiev, mas o retrospecto contra adversários portugueses é ruim. Em 11 jogos, foram sete derrotas, três vitórias e um empate. Em Portugal, foram cinco jogos, sendo apenas uma vitória e quatro derrotas.

O Braga, por sua vez, não tem tradição de participação em competições europeias, mas o seu retrospecto em casa na temporada é ótimo. Contando a participação na Liga dos Campeões, na primeira metade da temporada, e na Liga Europa, a partir de 2011, o time venceu nada menos do que sete das oito partidas que fez em casa.

Passeios de luxo

Porto, Benfica e Villarreal vão fazer um tour na casa dos seus adversários nesta quinta. Os Dragões irão a Moscou podendo perder por até três gols de diferença do Spartak Moscou. Em má fase no Campeonato Russo, o Spartak não parece ter força para reverter os 5 a 1 do jogo de ida.

O Benfica irá a Eindhoven, onde enfrenta o PSV na mesma situação do Porto. O PSV, porém, além de ser um time de tradição europeia, briga pelo título do Campeonato Holandês. Sem contar que o título da Copa do Campeões dos holandês foi justamente em cima do Benfica, na temporada 1987-88. É claro que tudo isso parece pouco diante de um time tão bem arrumado quanto o Benfica, que tem tradição e um time qualificado para sequer perder.

O Villarreal também tem um “passeio” pela Holanda. O adversário é o Twente, atual líder do Campeonato Holandês, que terá que reverter a chacoalhada do primeiro jogo no El Madrigal. Reverter 5 a 1 parece missão impossível, considerando que o Villarreal dificilmente deixará de marcar um gol com seu forte ataque.

Nas semifinais, o vencedor de Porto contra Spartak Moscou (provavelmente o Porto) enfrenta quem vencer de Villarreal e Twente (Villarreal, provavelmente). Os vencedores de PSV e Benfica e Braga e Dynamo Kiev fazem a outra semifinal.

Confira os jogos das quartas de final da Liga Europa nesta quinta:

Twente x Villarreal
Spartak Moscou x Porto
PSV x Benfica
Braga x Dynamo Kiev

Confira resultados e classificação da Liga Europa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo