Betis e Udinese estão na LC
Real Betis e Udinese classificaram-se, pela primeira vez em suas histórias, para a primeira fase da Liga dos Campeões nesta terça-feira. Os espanhóis empataram por 2 a 2 com o Monaco no estádio Louis II e, graças à vitória por 1 a 0 em Sevilha, garantiram a vaga. Os italianos, que venceram o Sporting em Lisboa por 1 a 0, voltaram a ganhar nesta terça por 3 a 2 em Udine.
Outros dois clubes que também farão suas estréias na fase principal da LC graças aos resultados desta terça são Artmedia, da Eslováquia, e o Thun, da Suíça.
Em Mônaco, o Betis garantiu sua vaga graças aos gols do atacante Ricardo Oliveira. Ele abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo, o que obrigaria o time do principado a fazer três para eliminar os espanhóis, que ganharam por 1 a 0 em casa. Gerard empatou aos 33 e Maoulida aos 18 do segundo tempo, dando esperanças aos franceses. Oliveira assegurou a vaga do time de Heliópolis com outro gol, desta vez aos 30.
A Udinese garantiu sua vaga com um pouco mais de tranqüilidade. Depois do 1 a 0 em Lisboa, a equipe italiana abriu 2 a 0 de vantagem no estádio Friuli com 35 minutos de jogo. Douala diminuiu para o Sporting antes do intervalo, aos 43. O brasileiro Paulo Barreto selou o destino do clube de Udine com um gol aos 44 do segundo tempo, o que tornou inútil o gol de Pinilla para os portugueses um minuto depois.
Uma das grandes surpresas foi a classificação do Artmedia Petrzalka, da Eslováquia. O clube, responsável pela eliminação do Celtic na fase anterior, segurou o empate sem gols – mesmo placar do primeiro jogo – com o Partizan, em Belgrado, e conquistou a histórica vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões
Os suíços do Thun classificaram-se com um pouco mais de tranqüilidade. Depois do 1 a 0 conquistado na Suécia contra o Malmö, a equipe fez 3 a 0 em casa e também passou para a primeira fase da LC.
Outro jogo emocionante desta terça foi o que garantiu a classificação do Panathinaikos. Os gregos, que haviam perdido para o Wisla Cracóvia por 3 a 1 na Polônia, venceram por 3 a 1 em casa. O gol que levou o jogo para a prorrogação foi marcado por Papadopoulos, aos 42 minutos do segundo tempo. Kotsios, aos 9 do segundo tempo da prorrogação, foi o herói da noite para os atenienses.
O campeão Liverpool, mesmo com uma derrota por 1 a 0 dentro de casa, garantiu-se na fase de grupos graças aos 3 a 1 do primeiro jogo contra o CSKA Sofia, na Bulgária.
Classificaram-se também Rapid Viena, Rosenborg.
Resultados desta terça-feira
Panathinaikos 4×1 Wisla Cracóvia (5×4 na soma dos resultados)
Monaco 2×2 Betis (2×3)
Udinese 3×2 Sporting (4×2)
Lokomotiv Moscou 0x1 Rapid Viena (1×2)
Liverpool 0x1 CSKA Sofia (3×2)
Rosenborg 3×2 Steaua (4×3)
Thun 3×0 Malmö (4×0)
Jogos desta quarta-feira
Club Brugge x Valerenga
Rangers x Anorthosis
Villarreal x Everton
Debrecen x Manchester United
Slavia Praga x Anderlecht
Internazionale x Shakhtar Donetsk
Ajax x Brondby
Werder Bremen x Basel