Sem categoria

Benfica e Liverpool fazem confronto de tradição

O Estádio da Luz receberá um confronto entre dois times que vestem vermelho e que têm camisas tradicionais no cenário do futebol europeu. Benfica e Liverpool, somados, possuem sete títulos europeus. O Benfica foi bicampeão da Copa dos Campeões da Uefa (atual Liga dos Campeões) em 60/61 e 61/62. O Liverpool ganhou a principal competição da Europa em 76/77, 77/78, 80/81, 83/84, 04/05, sem contar a Copa da Uefa, atual Liga Europa, em 72/73, 75/76, 00/01.

Além dos títulos em jogo, o confronto entre as duas equipes também não é novidade. Na temporada 05/06 da Liga dos Campeões, o Liverpool, então campeão europeu, enfrentou o Benfica nas oitavas de final. E os Águias atropelaram. Venceram o primeiro jogo no Estádio da Luz, local do confronto nesta quinta, gol do brasileiro Luisão, atual capitão da equipe portuguesa. No segundo jogo, em Anfield, 2 a 0 para o Benfica – gols de Simão e Fabrizio Miccoli. Os campeões estavam fora da disputa. Na fase seguinte, o Benfica seria eliminado pelo Barcelona de Ronaldinho, que seria campeão.

No total, foram oito confrontos entre as duas equipes, sempre em duelos eliminatórios. O Liverpool tem vantagem em eliminações, com três contra uma. No total de jogos, são cinco vitórias dos Reds contra três dos Encarnados. Nunca houve empate nesse confronto. Esse é um dos trunfos dos ingleses: o retrospecto, tanto contra o Benfica, quanto recente em termos europeus. O Benfica foi figurante nos últimos anos, enquanto o Liverpool tem sido protagonista. A seu favor, além da ótima temporada até agora – além de estar nas quartas da LE, é líder em Portugal e campeão da Copa da Liga –, o Benfica conta com a vantagem que teve contra o Everton, outro time da cidade de Liverpool, ao vencer os dois jogos.

Os Encarnados não têm desfalques para a partida e podem ter novamente como titular do time o meia argentino Pablo Aimar, velho conhecido dos tempos de Valencia do técnico do Liverpool, Rafa Benítez. O espanhol ao contrário de Jorge Jesús, tem desfalques. O meio-campista Alberto Aquilani, com problema no tornozelo, não joga. O zagueiro Martin Skrtel e o lateral Fábio Aurélio também estão machucados e não irão para o jogo. O argentino Maxi Rodríguez não pode atuar pela competição.

Duelo espanhol

Valencia e Atlético de Madrid fazem confronto local nas quartas da Liga Europa. O Valencia faz temporada melhor, mas o Atlético vem crescendo na temporada e conseguiu chegar bem às quartas de final da Liga Europa.

Para o primeiro jogo, no estádio Mestalla, casa do Valencia, David Villa, principal nome do time, deve voltar, depois de machucar a cabeça na quinta-feira. Já Miguel, Jeremy Mathieu e David Albelda estão machucados e não jogam. David Navarro e Carlos Macheda são dúvidas dos Ches. Outros jogadores que não poderão estar em campo são Alejandro Domínguez,que não está inscrito, e Ever Banega, suspenso.

Os colchoneros não poderão colocar em campo o meia Antonio Reyes, que saiu machucado do jogo contra o Real Madrid no domingo. Juan Valera, outro machucado, também não joga. Tiago e Ibrahina não estão inscritos na competição.

Alemães favoritos

O Wolfsburg vai até Londres enfrentar o Fulham sabendo que não poderá bobear contra o time inglês. As eliminações de Shakhatr Donetsk e Juventus mostraram que o time londrino é organizado e capaz de aprontar, especialmente no Craven Cottage.

Por isso, conseguir um bom resultado em Londres será fundamental para o Wolsburg. Os alemães devem apostar em Zvejzdan Misimovic, Edin Dzeko e Grafite. No Fulham, a confiança é no meio-campista húngaro Zoltán Gera, destaque do jogo contra a Juventus.

Em Hamburg, local da final da competição, o time da casa recebe o Standard Liège com todo favoritismo a seu favor. Tem os desfalques de Marcell Jansen e Eljero Elia, ambos machucados, mas Joris Mathjisen deve voltar ao time. Os visitantes apostam nas voltas de Axel Witsel, Mehdi Carcela-Gonzalez e Milan Jovanovic ao time. O zagueiro Victor Ramos, porém, ainda é dúvida. Mbokani e Igor de Camargo devem formar a dupla de ataque.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo