Sem categoria

Bélgica: 10 em Forma

Stijn Stijnen (Club Bruges)
Goleiro
Hasselt, 07/04/1981
1m87, 74kg

Titular absoluto tanto do seu clube quanto da seleção belga, Stijnen recebeu uma proposta de renovação de contrato (que vence em 2009), depois que emissários da Internazionale-ITA foram vistos xeretando em Bruges. Com só 26 anos, ainda tem grande margem para melhorar e apesar de alto, tem uma agilidade bem considerável.

Mahamadou 'Mama'Dissa (Roulers)
Atacante
Keyes (Mali), 18/05/1979
1m73, 68kg

O maliano do pequeno Roulers é o melhor atacante do campeonato em termos de gols marcados por minutos jogados (uma média de um a cada 100 minutos). Rápido, ágil e de drible fácil, ‘Mama’ Dissa jogou cinco anos na França antes de chegar á Bélgica. É um dos alvos de mercado certos para os clubes maiores do país na próxima temporada.

Igor De Camargo (Standard)
Atacante
Porto Feliz (Brasil), 12/05/1983
1m87, 75kg

O paulista de Porto feliz não jogou em nenhum time no Brasil, mas na Bélgica, apesar de ter só 24 anos, já tem uma carreira de sete temporadas, tendo passado por Racing Genk, Heusden-Zolder, Brussels e agora, Standard. Já fez sete gols, mesmo sendo o segundo atacante, jogando mais distante do gol (O sérvio Jovanovic é o centroavante).

Bertin Tomou (Mouscron)
Atacante
Bafoussam (Camarões), 08/08/1978
1m89, 84kg

Atacante de presença forte na área, o camaronês Tomou faz uma excelente dupla com o bósnio Custovic e é a locomotiva do Mouscron na temporada. Tomou, assim como o camaronês Baning, do Paris Saint-Germain-FRA, teve passagem pelo futebol chinês (ficou lá por cinco temporadas) antes de sua primeira temporada belga.

Joseph Akpala (Charleroi)
Atacante
Jos (Nigeria), 24/08/1986
1m85, 75kg

O atacante de 21 anos foi formado pela Pepsi Academy de Lagos, na Nigéria (não, não é zoeira, o nome é esse mesmo), mas teve seu primeiro contrato profissional em Benin, no Bendel City. Já faz parte da seleção de seu país e é o principal nome do ataque do Charleroi. Jogador de área, sabe também recuar e servir como segundo atacante.

Steven Defour (Standard)
Meia-atacante
Mechelen, 15/04/1988
1m74, 65kg

O jovem Defour é uma das promessas do futebol belga e um dos principais jogadores do Standard Liége, que procura seu título há 24 anos. Só desfalcou o time no jogo contra o St. Trond. Grande visão, bom passe e versatilidade para jogar pelos dois lados são alguns de seus fortes. Provavelmente deve ter vida longa também na seleção ‘Rouge’.

Karel Geraerts (Club Bruges)
Meio-campista
Genk, 05/01/1982
1m80, 78kg

Principal jogador do líder do campeonato, o Club Bruges, jogou todos os 1440 minutos dos primeiros 16 jogos. Com só 25 anos, Geraerts é o mediano do time e dita o ritmo do jogo, além de ser fundamental na interdição. Nome certo também em qualquer seleção belga que pretenda fazer algo de decente.

Bryan Ruiz (La Gantoise)
Meio-campista
San Jose (Costa Rica), 18/08/1985
1m86, 70kg

Jogador da seleção costarriquenha, Ruiz é peça-chave do pequeno La Gantoise. Mesmo sem jogar todas as partidas nas 16 primeiras rodadas, já fez seis gols. Jogando no meio, é o artilheiro de sua equipe.

Hernán Losada (Germinal Beerschot)
Meio-campista
Buenos Aires (Argentina), 09/05/1982
1m71, 64kg

O meio-campista do time de Antuérpia é conhecido do futebol sul-americano. Já passou pelo Independiente-ARG e pelo Universidad de Chile-CHI. Foi considerado o melhor da rodada há sete semanas. Nesta temporada está jogando com mais freqüência, mas na sua quarta partida, já deixou boa impressão, fazendo três gols contra o Mouscron, na vitória de 6 a 2.

Tom De Sutter (Cercle)
Centroavante
Gent, 03/07/1985
1m92, 88kg

Ainda não é uma figura de relevo no futebol belga, mas vem tendo um ano muito bom, ajudando seu clube – o pequeno Cercle Brugge – a ficar nas primeiras posições da tabela. E na Copa da Bélgica, contra o Mechelen, acabou com o jogo com quatro gols. O Cercle correu e renovou seu contrato até 2012.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo